quarta-feira, 31 de março de 2010

Sabia que... #4

  • De acordo com o estudo, em 2008 foram gerados em Portugal 477 quilos de detritos por pessoa (contra 524 da média europeia), tendo 19% sido incinerados (praticamente em linha com a média da UE27, de 20%), 9% reciclados (muito distante dos 23% da média comunitária) e 8% alvo de compostagem (contra 17% no conjunto da União).
  • Os países onde a reciclagem e compostagem (degradação biológica da matéria orgânica) dos detritos municipais é mais frequente são a Áustria (70% do lixo tratado), a Alemanha (65%) e a Holanda (60%), sendo a Alemanha a “campeã” da reciclagem (48%), revela o estudo do Eurostat.

Fonte: Ecosfera

Compostagem

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo a que se chama composto. Sendo assim, a compostagem doméstica permite ao cidadão proceder à valorização dos seus resíduos orgânicos, no próprio jardim ou quintal, devolvendo a matéria orgânica ao solo e poupando custos ambientais de poluição e económicos de transporte e deposição desses resíduos em aterro.

Para saber mais sobre como proceder à compostagem visite os seguintes endereços:

http://www.ames.pt/site/pagina.asp?nome=compostagem&section=19

http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/Solo/Documentos/doc68.htm

Sem comentários: