sexta-feira, 12 de março de 2010

Plantar Árvores

A plantação de dez mil árvores entre 15 e 21 de Março, multiplicando o gesto em acções de sensibilização, é o mote de uma campanha da Comissão Europeia, com diversos parceiros nacionais, entre eles a Autoridade Nacional Florestal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
.
A AMES, através do projecto "Hortas Pedagógicas", contribui para a plantação de árvores no espaço escolar do Concelho de Sintra, ao fazer chegar às escolas do projecto uma árvore de fruto cedida pelo Horto da Praia Grande.

Projecto "Hortas Pedagógicas"

No âmbito do Plano de Actividades desenvolvido pela Agência Municipal de Energia de Sintra com a Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, e em parceria com as Juntas de Freguesia, desenvolve-se desde o ano lectivo 2006/2007 um trabalho de oferta educativa nas áreas de Energia e Ambiente nas escolas do Concelho, onde se inclui o “Projecto Hortas Pedagógicas”. Este projecto é dirigido principalmente ao 1º Ciclo do Ensino Básico e aos Jardins de Infância, através da implementação de uma horta de Agricultura Biológica.

Neste ano lectivo de 2009/2010, a AMES deslocou-se às escolas que mostraram interesse no Projecto, de forma a apresentar aquilo que se pretendia com o mesmo, ou seja, dotar os docentes e discentes de conhecimentos teóricos e práticos sobre agricultura biológica, de forma a levar à criação de espaços de horta que levem a população escolar e circundante a respeitar e valorizar os espaços exteriores das escolas, incutindo o respeito pelo ambiente e passando a desenvolver uma actividade de valorização de resíduos através da compostagem.

Fontes: http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1426602

http://ames.linkare.pt/site/pagina.asp?nome=hortas

Sem comentários: