sexta-feira, 26 de março de 2010

Workshop de Microgeração

Microgeração de energia eléctrica foi o tema de um workshop que decorreu ontem, dia 25 de Março, no Centro de Ciência Viva de Sintra, organizado pela Agência Municipal de Energia de Sintra, com o objectivo de sensibilizar os diversos actores do Município para esta temática, no âmbito do Decreto-Lei n.º 3636/2007 de 2 de Novembro.

Neste workshop foi partilhada a experiência da AMES, das Juntas de Freguesia e dos SMAS como entidades envolvidas neste tipo de projectos, destacando os benefícios ambientais e económicos das instalações já realizadas por estas entidades.
.
A microgeração de electricidade pode criar um mercado de mil milhões de euros entre 2008 e 2015, revela uma projecção da Inteli, sendo que a instalação de painéis solares fotovoltaicos e micro-eólicas em casas portuguesas para produção eléctrica pode gerar investimentos na casa dos 60 milhões. Mas estas tecnologias, que transformam os consumidores em miniprodutores de electricidade, podem trazer, também, razoáveis ganhos às famílias. Segundo a Associação dos Produtores com base em Renováveis (APREN), ter um sistema destes em casa pode render, por ano, 800 a 1200 euros.
.

Sem comentários: