quinta-feira, 18 de março de 2010

Mobilidade Eléctrica

No âmbito do pioneirismo de uma Rede Nacional de Mobilidade Eléctrica em Portugal, Sintra insere-se nos grupo de 25 municípios que integram a rede piloto de carregamento para a mobilidade eléctrica, ao subscrever um acordo com o Governo em que as autarquias se comprometeram a:

  • Elaborar planos de mobilidade eléctrica até Março de 2010, onde estivessem previstos pontos para instalação de carregamento de baterias, assim como a criação de zonas de estacionamento previligiado para veículos eléctricos. Além disso, os 25 municípios também assumiram o compromisso de incentivar a utilização de energia renovável e a incorporação de veículos eléctricos nas frotas municipais.
  • Em 2010 deverão estar instalados 320 postos de carregamento, sendo o objectivo a existência de 1.350 em 2011, disse o presidente da Inteli, José Felizardo, sublinhando que a tecnologia que está a ser desenvolvida visa ser "colocada em qualquer cidade do mundo". O Mobi-e vai contar com pontos de carregamento lento - com duração de 6 a 8 horas, aproveitando a energia produzida durante a noite - e pontos de carregamento rápido - 20 a 30 minutos, feitos durante o dia.

Alguns exemplos

  • O Peugeot iOn é o veículo verde que será comercializado pela marca a partir de Outubro de 2010.
  • A General Motors (GM) mostrou o Volt (eléctrico híbrido).
  • A fabricante japonesa Mitsubishi, o i-MiEV, que será dos primeiros a ser vendido em Portugal, já no final deste ano.
  • As marcas de topo também não querem ser passadas para trás e já revelaram os seus protótipos: a Mercedes lança o BlueZERO E-Cell Plus no próximo ano, a Audi aposta no desportivo R8 Spyder e a BMW começa com o Mini E.
  • A Opel tem preparado o lançamento do seu modelo eléctrico, o Ampera, para final de 2011.

Fontes:

http://www.mobi-e.pt/

Transportes em revista, nº 82, Dezembro 2009, pp 61

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=387595

http://www.planetazul.pt/edicoes1/planetazul/desenvArtigo.aspx?c=2253&a=17208&r=37

Sem comentários: