terça-feira, 2 de março de 2010

Notícias Soltas

  • O Programa Solar Térmico 2009, da iniciativa do Ministério da Economia e da Inovação e do Ministério das Finanças, terminou o ano passado com 38 mil painéis solares encomendados, que corresponderão a mais de 200 mil metros quadrados de aproveitamento da energia solar. O Programa foi alargado pelo Governo a este ano de 2010, e traduz-se na comparticipação pelo Estado de 50% do investimento total nos painéis solares e na concessão de benefícios fiscais de 30% do custo do investimento em sede de IRS. Para este ano, o Governo disponibilizou 50 milhões de euros ao programa de painéis solares térmicos, uma verba que sobra dos 95 milhões comprometidos e não totalmente executados no ano passado.
Fonte: Ecosfera
  • A AIE apresentou recentemente ao G-8 um total de 25 recomendações com vista à eficiência energética, revelou a Agência em comunicado. Estas recomendações, se implementadas rapidamente a nível mundial, poderão reduzir as emissões globais de CO2 em 8,2 gigatoneladas por ano até 2030, o que equivale a quase duas vezes o volume das actuais emissões de dioxído de carbono na União Europeia, avança o mesmo documento. Apenas cinco países membros da AIE - e Portugal não é um deles - implementaram "integralmente ou substancialmente" mais de 40% das referidas recomendações: Reino Unido (57%), Japão (57%), Canadá (53%), Estados Unidos (51%) e Dinamarca (42%).
Fonte: Revista Climatização, Jan/Fev 2010, nº 67, pp. 56



  • Em Outubro, a ilha das Flores, nos Açores, esteve 12 dias a funcionar exclusivamente com recurso a energias renováveis, numa situação inédita a nível nacional, revelou o secretário regional do Ambiente, Álamo Menezes. A ilha das Flores, com cerca de 142 quilómetros quadrados, tem mais de quatro mil habitantes, distribuídos pelos concelhos de Santa Cruz e das Lajes.
Fonte: Ecosfera
  • Dessalinização da água: Israel é um dos países mais avançados em tecnologias da água devido ao desafio de escassez de água que tem enfrentado. Aqui, as águas residuais são tratadas para irrigação na agricultura há muitos anos e em larga escala, sendo cerca de 72% de todos os efluentes reutilizados. Foi ainda aprovada uma lei que exige que todos os projectos de edifícios novos incluam medidas que garantam que a maior parte da água da chuva que cai na área do projecto consiga infiltrar-se no solo, de forma a melhorar a recarga dos aquíferos. Outra medida diz respeito à promoção da jardinagem com plantas que consomem menos água que as convencionais.

Fonte: Jornal Água&Ambiente, Fevereiro 2010, nº135, pp. 15

Sem comentários: