quarta-feira, 3 de março de 2010

EcoConselho - Aquecimento doméstico

Através do EcoConselho foi colocada a seguinte questão por um munícipe: de todos os aquecimentos, qual o mais eficiente?

O conforto térmico de uma casa é um factor determinante para a qualidade de vida de quem a habita. Assegurá-lo implica recorrer, na maior parte das vezes, a sistemas de climatização que regulam a temperatura e a humidade do ambiente interior. O contributo destes sistemas no consumo energético global de uma casa é significativo e está estimado em cerca de 17%. Daí que a escolha do melhor sistema de climatização para a nossa casa deva começar, se possível, na construção.
.
Segundo a
EDP, se se combinar a solução dos acumuladores de calor com uma tarifa bi-horária, consegue-se poupar no custo de energia com o aquecimento, sem sacrificar conforto. No entanto, esta opção de aquecimento é mais adequada para clientes que permaneçam algum tempo em casa.
.
A tarifa bi-horária caracteriza-se por preços diferenciados de quilowatts por hora (kWh), consoante a utilização em horas de vazio ou fora de vazio, cujos períodos de duração são visíveis em «horários». As horas de vazio são, fundamentalmente, as do período nocturno e fins-de-semana, em que é mais frequente a utilização de grandes electrodomésticos, como máquinas de lavar roupa e louça, forno ou aquecimento.
.
Já a
DECO considera que para quem vive em zonas temperadas como Sintra, a solução mais económica passa por aparelhos com baixos custos de aquisição e de instalação, como os modelos portáteis eléctricos. Se a família for numerosa e habitar uma moradia, os aparelhos de ar condicionado são interessantes, pois os baixos consumos de energia compensam os custos de instalação.
.
No entanto, há que evitar o uso de aquecedores locais a querosene ou propano, incluindo modelos eléctricos - não só são caros na sua utilização, como são muito perigosos.
.
  • Na compra de novos electrodomésticos, lembre-se que compensa investir na eficiência energética, uma vez que, em alguns casos, o dinheiro que poupa em facturas de energia pode devolver-lhe o preço da compra em apenas alguns anos.

  • Escolha a capacidade apropriada para a sua família - quer seja um forno ou um frigorífico, é um desperdício de dinheiro comprar um equipamento demasiado grande ou demasiado pequeno.

  • Em quase todos os casos, um aparelho de gás natural tem um uso mais económico do que um modelo eléctrico - a diferença de preço de €40-65 pode ser devolvida em poupanças energéticas em menos de um ano.

  • Substitua aparelhos ineficientes, mesmo se ainda funcionarem - um aquecedor de água ou o frigorífico a envelhecer podem estar a custar-lhe muito mais do que pensa.

  • Se o seu ar condicionado tiver mais de 10 anos, substitua-o por um novo de alta eficiência - cortará as suas contas eléctricas de Verão até um terço.

  • Investigue cuidadosamente a nova tecnologia - algumas inovações, como fornos de difusão de calor ou janelas com argónio, podem poupar energia e tornar a vida mais conveniente.

  • Não se esqueça de perguntar sobre garantias, contratos de serviço, e preços de instalação e entrega.

Fontes:
DECO http://www.deco.proteste.pt/
.
EcoCasa http://www.ecocasa.org/energia_content.php?id=11
.
EcoEDP http://www.eco.edp.pt/pt/particulares/conhecer/equipamentos-eficientes/acumulador-de-calor
.
Energias Alternativas
http://www.energiasealternativas.com/poupar-electrodomesticos.html
http://www.energiasealternativas.com/poupar-aquecimento-casa.html

Sem comentários: