sexta-feira, 5 de março de 2010

Sabia que...

Os sacos de plástico levam até 500 anos para decompor? A maioria dos materiais plásticos não se degrada facilmente, sendo esta uma das principais razões pelas quais se trata de um excelente material para fabricar embalagens que podem conter produtos tão essenciais à vida como o pão e a água.

Quando são deixados na rua, podem entupir as saídas de água da chuva e provocar enchentes nas áreas urbanas, ou serem ingeridos por animais – em terra ou no mar – provocando-lhes a asfixia e a morte. As estimativas são de que, todos os anos, a ingestão de plásticos causa a morte de cerca de um milhão de aves marinhas, cem mil mamíferos e inumeráveis peixes.

Em Portugal, uma das acções previstas no Plano de Prevenção de Resíduos Urbanos (PPRU) para atenuar o impacte dos sacos de plástico, é a substituição de sacos plásticos de utilização única por alternativas reutilizáveis, uma medida à qual é reconhecido um potencial de redução de resíduos sólidos urbanos (RSU) de 1,57 kg/habitante por ano. Neste contexto, alguns supermercados, atentos às tendências comportamentais dos consumidores, já oferecem ou vendem sacos de pano reutilizáveis, estimulando o consumo consciente.

A AMES também se juntou à luta pela redução da utilização de sacos de plásticos, disponibilizando sacos de pano reutilizáveis aos munícipes através do EcoConselho nos GAM's de Sintra, Cacém, Queluz e Mem-Martins. Ao andar sempre com um consigo, poderá deixar de fazer inúmeras utilizações dispensáveis de plástico, por exemplo, na padaria, na mercearia, no supermercado, na farmácia, nas lojas de roupa, etc..

Outros exemplos:

  • 2006 foi o último ano em que o Pingo Doce distribuiu sacos gratuitamente. Com esta iniciativa, a empresa já conseguiu uma redução de mais de 60 por cento no consumo de sacos de plástico, o que se traduziu numa diminuição de mais de 400 toneladas de resíduos plásticos depositadas em aterro, menos 950 toneladas de dióxido de carbono emitidas para a atmosfera, e menos 750 toneladas de petróleo e gás natural gastas.

  • No Reino Unido, e segundo dados do Governo, os supermercados conseguiram reduzir em 2008 o número de sacos de plástico de 870 milhões para 452 milhões mensais - uma redução de 48% que ficou ligeiramente aquém do objectivo estabelecido de 50%.
  • A Caixa Galicia substituiu todos os seus sacos de plástico por sacos de papel ecológico provenientes de florestas sustentáveis.

Fontes: AmbienteOnline, CaixaGalicia, Plastval.

Sem comentários: