terça-feira, 16 de março de 2010

Notícias Soltas #2

  • A famosa prisão de Alcatraz, na Baía de São Francisco, Estados Unidos, prepara-se para instalar 1360 painéis solares que irão fornecer entre 40 a 60 por cento da electricidade de que precisa. Actualmente, o estabelecimento – que funcionou como prisão de 1934 a 1963 - é iluminado graças a dois velhos geradores que funcionam a gasóleo e que custam, anualmente, 700 mil dólares (514 mil euros) para manter. Todos os anos um milhão de pessoas visita Alcatraz. Fonte: Ecosfera.


  • Portugal ocupa o 6º lugar no ranking da Pegada da Água (entre 151 países), com 2,26 milhões de litros/pessoa/ano, equivalente ao conteúdo duma piscina olímpica. O indicador Pegada da Água expressa o consumo de água envolvido na produção dos bens e serviços que consumimos. Fonte: Ecosfera.

  • O Ministério britânico dos Negócios Estrangeiros apresentou o seu próprio plano de combate às alterações climáticas, incluindo a redução das viagens de avião dos diplomatas e poupança de energia nas embaixadas. Entre as medidas a adoptar incluem-se a promoção, sempre que possível, das vídeo-conferências em detrimento das deslocações aéreas; as que sejam inevitáveis serão realizadas em classe económica. Nas embaixadas e edifícios diplomáticos, deverão ser conseguidas poupanças na climatização e deverá ser privilegiado o recurso a veículos híbridos e às energias renováveis. No “quadro de honra”, o ministério citou Alex Ellis, embaixador britânico em Lisboa, que, todas as manhãs, anda 25 minutos de bicicleta para chegar ao trabalho. Fonte: Ecosfera.

  • Tecnologias da informação cada vez mais ecológicas: de acordo com um relatório da Greenpeace de Dezembro de 2009, Guide To Greener Electronics, a Nokia é a marca de equipamentos electrónicos com mais preocupações ambientais na sua actividade e nos pordutos que comercializa. Em termos de oferta de equipamentos "ecológicos", a Toshiba destaca-se com a gama Satellite e a tecnologia EcoUtility, que permite trabalhar em modo "Eco" e induzindo poupanças energéticas na ordem dos 25%. Nos telemóveis "verdes", destaque para o Samsung Blue Earth, desenvolvido a partir de materiais reciclados, com "Modo Eco" onde a luminosidade do ecrã, a duração da luz de fundo e o bluetooth são alterados para o modo de poupança energética. Em 2009, a Samsung apresentou ainda o primeiro telemóvel com bateria carregável a energia solar, o E1107 Crest Solar, que possui um mini-painel fotovoltaico na parte traseira.

Fonte: Jornal Água&Ambiente, Fevereiro 2010, nº135, pp. 38

Sem comentários: