quarta-feira, 17 de novembro de 2010

EcoConselho

O investimento nas lâmpadas fluorescentes compactas compensa?
A comparação entre a mesma utilização diária de uma lâmpada incandescente e de uma fluorescente compacta, por um período de 5 anos, permite concluir que o investimento neste tipo de produto compensa (Tabela 1). Como se pode verificar, a compra e utilização de lâmpadas incandescentes é cerca de 4 vezes mais dispendiosa em relação à compra e utilização de LFC, sendo que para o período considerado são necessárias 8 lâmpadas incandescentes e apenas 1 LFC.
.
Tabela 1: Comparação de custos e características associadas a lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas.
.
Presença de mercúrio nas LFC
As lâmpadas fluorescentes compactas (LFC), tal como as lâmpadas fluorescentes que usamos nas nossas cozinhas (tubulares), contêm mercúrio na sua composição. Este não constitui, porém, qualquer perigo para a saúde pública, pois a concentração de mercúrio em cada lâmpada é tão baixa que teriam que se partir várias lâmpadas em simultâneo para poder haver perigo para a saúde no curto prazo. Segundo o disposto na lei, é permitida no máximo a presença de 5 mg de mercúrio por lâmpada (Anexo V do Decreto-Lei 230/2004, de 10 de Dezembro). Comparando com os termómetros de mercúrio, que têm cerca de 500 mg de mercúrio, pode-se perceber que a quantidade de mercúrio presente nas LFC é de facto muito reduzida. Outro aspecto a considerar é que o risco de partir uma lâmpada fluorescente acaba por ser muito reduzido, pois o seu tempo de vida é muito longo, pelo que só precisam de ser manuseadas quando são colocadas e retiradas do candeeiro. Cada vez mais os fabricantes tendem a aperfeiçoar a tecnologia de forma a reduzir a quantidade de mercúrio necessária neste tipo de lâmpadas.
.
Onde colocar lâmpadas fundidas
As LFC não devem ser colocadas no lixo precisamente pelo facto de conterem mercúrio. Assim, se for comprar uma lâmpada nova, pode entregar a fundida na loja, sendo esta obrigada a recebê-la e encaminhá-la para reciclagem, onde o mercúrio é recuperado. Caso não pretenda adquirir uma lâmpada nova deve dirigir-se a um ecocentro que aceite este tipo de resíduos. Para saber qual o ecocentro da sua área e se este recebe lâmpadas, consulte o site http://www.omeuecoponto.pt/, ou contacte as entidades responsáveis pela recolha de resíduos da sua área de residência. Poderá também deixar estas lâmpadas num centro de recolha da Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos). É importante assegurar que as lâmpadas têm de estar isentas de humidade (a Amb3E aconselha o acondicionamento em embalagens de cartão canelado). Para saber onde se encontram os centros de recolha deverá consultar o seguinte link: www.amb3e.pt/mapaCentros.aspx.

Sem comentários: