terça-feira, 9 de março de 2010

Eco-condução

Se é um condutor preocupado com o consumo do seu veículo e o seu impacto no ambiente, a eco-condução permitir-lhe-á reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases com efeito de estufa e outros poluentes através de uma condução eficiente, contribuindo também para uma maior segurança rodoviária e um maior conforto dos ocupantes.
.
Apesar da indústria automóvel ter vindo a desenvolver veículos com cada vez menores consumos médios e emissões de CO2, poucos são os condutores que sabem como explorar da melhor forma estas potencialidades. A eco-condução consiste na adopção de hábitos de condução que permitem tirar o maior partido dos veículos, tendo em atenção as características dos sistemas de propulsão e transmissão, optimizando os consumos, numa óptica de eficiência energética, e permitindo aos condutores e gestores de frotas de veículos obter inúmeros benefícios através da adopção de melhores práticas de condução, simples e de baixo custo.

As vantagens de ser um eco-condutor:

  • Economia de combustível A eco-condução assenta num conjunto de princípios simples que, quando praticados pelos condutores, permitem economias de combustível, resultando directamente benefícios ambientais ao diminuir emissões de gases poluentes.
  • Diminuição dos custos com a manutenção Ao realizar uma condução menos brusca terá um menor desgaste dos componentes mecânicos do veículo, nomeadamente da transmissão, travões e pneus, o que diminui os custos de manutenção.
  • Maior conforto de condução Assumir uma condução suave, sem acelerações e travagens bruscas, garante um nível sonoro mais reduzido do motor e demais componentes mecânicos do automóvel e confere um maior conforto aos ocupantes do veículo.
  • Maior segurança É importante contribui para o aumento da segurança rodoviária. Assim se conduzir com prudência e em antecipação, se mantiver uma velocidade média constante e guardar uma distância de segurança em relação ao veículo da frente estará, sentir-se-á mais seguro.
Algumas dicas para ser um bom eco-condutor:

  • Conduza por antecipação Possibilita maior tempo de reacção, evitando tantas travagens e acelerações.

  • Conduza a baixas rotações Ao gerir a caixa de velocidades, opte por mudanças mais altas.

  • Acelere e desacelere suavemente Evite acelerações e travagens bruscas, utilizando a caixa de velocidades.

  • Evite situações ao ralenti Um veículo gasta cerca de 1 litro de combustível por hora ao ralenti.

  • Nas descidas e travagens, mantenha uma mudança engrenada Retire o pé do acelerador, mantendo o carro engatado.

Fontes:

http://www.ecoconducao-portugal.pt/

http://www.ames.pt/site/pagina.asp?nome=ecoconducao

Sem comentários: