.
Apesar da indústria automóvel ter vindo a desenvolver veículos com cada vez menores consumos médios e emissões de CO2, poucos são os condutores que sabem como explorar da melhor forma estas potencialidades. A eco-condução consiste na adopção de hábitos de condução que permitem tirar o maior partido dos veículos, tendo em atenção as características dos sistemas de propulsão e transmissão, optimizando os consumos, numa óptica de eficiência energética, e permitindo aos condutores e gestores de frotas de veículos obter inúmeros benefícios através da adopção de melhores práticas de condução, simples e de baixo custo.
As vantagens de ser um eco-condutor:
- Economia de combustível A eco-condução assenta num conjunto de princípios simples que, quando praticados pelos condutores, permitem economias de combustível, resultando directamente benefícios ambientais ao diminuir emissões de gases poluentes.
- Diminuição dos custos com a manutenção Ao realizar uma condução menos brusca terá um menor desgaste dos componentes mecânicos do veículo, nomeadamente da transmissão, travões e pneus, o que diminui os custos de manutenção.
- Maior conforto de condução Assumir uma condução suave, sem acelerações e travagens bruscas, garante um nível sonoro mais reduzido do motor e demais componentes mecânicos do automóvel e confere um maior conforto aos ocupantes do veículo.
- Maior segurança É importante contribui para o aumento da segurança rodoviária. Assim se conduzir com prudência e em antecipação, se mantiver uma velocidade média constante e guardar uma distância de segurança em relação ao veículo da frente estará, sentir-se-á mais seguro.
- Conduza por antecipação Possibilita maior tempo de reacção, evitando tantas travagens e acelerações.
- Conduza a baixas rotações Ao gerir a caixa de velocidades, opte por mudanças mais altas.
- Acelere e desacelere suavemente Evite acelerações e travagens bruscas, utilizando a caixa de velocidades.
- Evite situações ao ralenti Um veículo gasta cerca de 1 litro de combustível por hora ao ralenti.
- Nas descidas e travagens, mantenha uma mudança engrenada Retire o pé do acelerador, mantendo o carro engatado.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário