Isolamento de portas e janelas - A eficiência energética em sua casa
Estima-se que cerca de 60% da energia usada para aquecimento durante o Inverno se escapa através de zonas que podem ser isoladas, ou seja, paredes, tecto e soalho. Ao colocar um bom isolamento nas paredes, chão e tecto da sua casa poderá obter uma redução de cerca de 30% no consumo de energia.
Calafetar, uma medida imediata para a poupança
Nas casas mais antigas, não restauradas, há pontos fracos quase em todo o lado, e as grandes perdas de calor acontecem especialmente através das paredes exteriores, telhados, caves, portas e janelas. Dado que nem todas as pessoas conseguem implementar imediatamente um grande plano de poupança de energia, através de soluções que impliquem obras de restauro, umas das soluções mais económicas e simples é calafetar as janelas e vedar as portas. O retorno do baixo investimento é garantido ao fim de um ano, pois o que poupará em climatização neste período será superior ao valor do produto de calafetagem. Por exemplo, em casas com janelas e portas não calafetadas e cujas frinchas são grandes, a poupança em custos com a climatização pode chegar aos 35% com a simples calafetagem.
Outras sugestões
Existem ainda algumas soluções simples e económicas que poderá facilmente por em prática para aumentar o isolamento da sua casa:
- Aplicar cortinados nas janelas;
- Colocar tapetes no chão, especialmente se o chão for em pedra;
- Revestir as paredes com tecido, madeira, folha de cortiça, etc.;
- Colocar coberturas para os buracos das fechaduras nas portas em contacto com o exterior;
- Colocar no umbral de portas e janelas os tradicionais rolos de tecido com areia, muito utilizados pelas nossas avós.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário