segunda-feira, 29 de março de 2010

Sabia que... #3

Um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, equivalente ao consumo de uma pessoa durante 14 anos?

A AMES, através do seu Plano de Valorização de Óleos Alimentares Usados (PVOAU), contribui para que este resíduo urbano tenha um destino adequado, de forma a reduzir o impacte ambiental causado pela carga poluente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais Municipais (ETAR), contribuindo também para uma política de gestão e valorização de resíduos a nível municipal e para a real redução do consumo de combustíveis fósseis.

Parceiros

Este projecto é dinamizado por um consórcio constituído pela AMES, a Higiene Pública Empresa Municipal (HPEM), a Câmara Municipal de Sintra (CMS), os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS), a Total Portugal e o Instituto Superior Técnico (IST).

A AMES nas escolas

As campanhas de sensibilização nas escolas têm uma grande aceitação por parte do público-alvo. A colocação de oleões nas escolas visa não só recolher o óleo produzido nas cantinas mas também recolher o OAU trazido pelos próprios alunos das suas casas. Como resultado destas acções de campanha, a população do concelho de Sintra está mobilizada para a separação selectiva deste resíduo, além de que maior parte já tem o conhecimento de que a partir do OAU podemos produzir biodiesel. Neste contexto, a AMES implementou a recolha de OAU produzidos no sector doméstico em Outubro de 2005, estando desde então ao dispor da população 23 oleões, colocados estrategicamente junto dos ecopontos.

A localização dos oleões pode ser consultada na seguinte figura:

Sem comentários: