segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mobilidade Sustentável

Mais bicicletas nos comboios A CP Lisboa e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) trabalham em parceria no sentido de atrair os utilizadores de bicicletas aos comboios na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Além da gratuitidade do transporte sem quaisquer restrições de horários, a CP Lisboa tem agora um plano para alargar os estacionamentos das bicicletas junto às estações, de modo a incentivar as deslocações pendulares Casa/Escola, Casa/Trabalho ou Lazer, em bicicleta. Esta parceria está em vigor nas linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado.
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Fonte: Transportes em revista nº 82, Dezembro 2009, pp. 52

O exemplo de Burgos O uso de bicicleta nesta cidade espanhola aumentou 300%, sendo que há 140 bicicletas por hora nas ciclovias, que têm 39 kms. O uso de transportes públicos aumentou 8% em 4 anos, e a frota tem idade média de 2 anos. Algumas medidas que originaram esta tendência: restrição de acesso aos automóveis no centro histórico (mesmo cargas e descargas), reorganização do parqueamento, oito autocarros movidos a gás natural e 27 a biocombustível (por recolha de óleos usados), linhas e frequências de transporte melhoradas. Para além de tudo isto, vinte empresas aderiram ao transporte colectivo privado, tendo o sistema de car sharing, actualmente, 150 utilizadores e 45 viagens.

Fonte: Água&Ambiente nº 136, Março 2010, pp. 19

O exemplo de Vauban "Se quiser ter carro, tem de pagar cerca de 20 mil euros por um lugar", diz Andreas Delleske, um dos fundadores do projecto nesta cidade alemã, "mas perto de 57 por cento dos residentes venderam o carro que tinham para usufruir do privilégio de viver aqui". Consequentemente, a maior parte dos residentes anda de bicicleta ou no “tram” que liga Vauban ao centro de Freiburg. Se quiserem um carro para ir de férias ou para fazer mudanças, alugam um ou entram num esquema de carro partilhado.

Viver sem carros é apenas o começo daquela que é considerada uma das experiências ecológicas mais bem sucedidas na Europa e encarada como um projecto para o futuro. A não utilização de veículos motorizados é algo aceite por todos os que decidem ir viver em Vauban, uma cidade nova que só existe desde 2006. Outros projectos idênticos vão-se espalhando por vários locais do mundo, em especial nos Estados Unidos da América.

Fontes:

http://www.presseurop.eu/pt/content/article/43331-vauban-cidade-alema-sem-carros

Revista O Instalador, nº 165, Janeiro 2010, pp. 120

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