segunda-feira, 12 de abril de 2010

Eficiência energética nos electrodomésticos

A eficiência dos equipamentos domésticos tem sido uma área de grande aposta da Comissão Europeia e resultou na obrigatoriedade de afixar, em cada electrodoméstico que se encontra à venda, o respectivo desempenho energético e o consumo de água, desagregado em classes entre A e G.
.
Os electrodomésticos CLASSE A (de que existem também as classes A+ ou A++) são muito mais eficientes no uso da energia e no uso da água do que aqueles com outras classificações e contribuem para a optimização do desempenho energético-ambiental da habitação. Na generalidade, são também mais silenciosos, o que os torna mais fáceis de operar fora das horas de pico de consumo (durante a noite, sempre que o ruído não seja perturbador), período este em que a energia é vendida a um preço inferior.
.
Quando os electrodomésticos CLASSE A não estão em promoção, poderão ser ligeiramente mais caros do que aqueles com classes de desempenho inferior, mas compensará adquiri-los, porque a eficiência far-se-á imediatamente sentir na conta de electricidade, cujo valor será inferior.
.
Na compra de um equipamento, é importante ter em conta que a potência do equipamento não está directamente relacionada com a sua eficiência energética: um aparelho ter uma potência de 750W ou de 1000W significa que usa mais ou menos energia a trabalhar, o que não quer dizer que usa mais eficientemente ou não a energia que consome. Essa é precisamente a informação dada pela classe de eficiência energética do equipamento.

Ao comprar um frigorífico, por exemplo, devemos ter em conta se a sua dimensão é a mais adequada para as nossas necessidades, uma vez que se for demasiado grande, acaba por consumir muito mais energia do que o necessário, mesmo sendo extremamente eficiente.
.
Para pesquisar os equipamentos mais eficientes à venda no mercado português, recomendamos a consulta do site Topten, que disponibiliza informação detalhada sobre os modelos mais eficientes em várias categorias de equipamentos.
.

O Governo inclui, no seu Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE), o Programa Renove+, que permite o benefício de €50 na troca de um electrodoméstico antigo por novo A+ ou de 100€ por um A++. Este benefício requer a entrega do electrodoméstico antigo para reciclagem.
.
Bases de dados da eficiencia energetica de equipamentos:
http://equipamentos.p3e-portugal.com/
.
Conselhos úteis:
http://www.ecocasa.pt/

Sem comentários: