segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sabia que... #7

...o aterro continua a ser o destino preferencial dos resíduos em Portugal, absorvendo quase 65% dos resíduos? No global, a recolha selectiva de resíduos de embalgem urbanos registou um aumento de 14% face a 2007; no caso do papel/cartão, foram cumpridas 44% das metas fixadas pelo PERSUII, enquanto que vidro cumpriu as metas e a madeira as superou largamente.
.
Tratolixo
Há 20 anos, esta empresa sediada no Concelho de Sintra, foi pioneira em algumas das tecnologias utilizadas no sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos dos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra. Este ano em que a empresa assinala duas décadas de existência ficará assim marcado como o da grande instalação da Abrunheira, em Mafra.
.
O exemplo da Bélgica
A deposição em aterro de resíduos é hoje inferior a 2% neste país, resultado de uma política de gestão de resíduos que dá preferência à reciclagem e à incineração - resultado: o país tem um dos mais elevados índices de reciclagem da Europa e um dos mais reduzidos níveis de deposição em aterro, sendo produzidos, em média, 555 kg de resíduos urbanos por habitante. A quantidade de resíduos recolhida selectivamente, tendo em vista a sua reutilização ou reciclagem, correspondeu, em 2007, a cerca de 72% do total de resíduos urbanos. Cerca de 25% destes foram enviados para incineração, o que significa que a quantidade depositada directamente em aterro foi inferior a 2%.
.
Medidas tomadas O país tem apostado na recolha porta-a-portas, não apenas de indiferenciados, mas também de embalagens de vidro, plástico, metal e papel/cartão, para além de resíduos orgânicos. No campo da produção, existe uma rede de centros de reutilizção onde mobília, livros e electrodomésticos são revendidos após limpeza e reparação.
.
Fonte: Jornal Água&Ambiente, Abril 2010

Sem comentários: