quinta-feira, 29 de abril de 2010

Energia Geotérmica

Esta energia pode ser definida como o “calor” ou energia térmica que pode ser recuperada directamente a partir da água, no estado líquido ou gasoso, existente no interior da Terra, aproximadamente a 6500 Km abaixo da superfície terrestre, onde a temperatura é superior a 4200ºC. Os vulcões, as fumarolas e as termas são manifestações conhecidas desta fonte de energia.

Esta forma de energia consiste em transferir esse calor, num sistema composto de canos subterrâneos e de uma "bomba de sucção de calor", para aquecer ou arrefecer um edifício. É utilizada em estações termais para fins medicinais e de lazer, aquecimento ambiente e águas sanitárias, estufas e instalações industriais e, ainda, para produção de electricidade. A energia geotérmica equivale a 50.000 vezes a energia que se obtém de todos os recursos.

Algumas vantagens dos sistemas geotérmicos:
  • permitem poupar energia (75% de electricidade numa casa) uma vez que substituem ar condicionado e aquecedores eléctricos.

  • são muito flexíveis, uma vez que podem ser facilmente subdivididos ou expandidos para um melhor enquadramento, (e aproveitamento de energia) num edifício, e isto, ficando relativamente barato.

  • libertam relativamente menos gases poluentes para a atmosfera que outras fontes de energia não renováveis

Porém, este sistema contém algumas desvantagens a ter em consideração:

  • se não for usado em pequenas zonas onde o calor do interior da Terra vem à superfície através de géiseres e vulcões, então a perfuração dos solos para a introdução de canos é dispendiosa.

  • os anti-gelificantes usados nas zonas mais frias são poluentes: apesar de terem uma baixa toxicidade, alguns produzem CFCs e HCFCs.

  • este sistema tem um custo inicial elevado, e a barata manutenção da bomba de sucção de calor (que por estar situada no interior da Terra ou dentro de um edifício não está exposta ao mau tempo e a vandalismo), é contrabalançada pelo elevado custo de manutenção dos canos (onde a água causa corrosão e depósitos minerais).

Em Portugal, a energia geotérmica é utilizada principalmente no Arquipélago dos Açores, sendo também utilizada em muitas partes do planeta, com destaque para:

  • a Toscânia, na Itália, onde em 1904 se passou, pela primeira vez, a utilizar a energia geotérmica para a produção de electricidade.

  • Budapeste (Hungria), alguns subúrbios de Paris e muitas outras cidades, que usam em grande escala a energia geotérmica para aquecimento doméstico.

  • a California, por ter a maior central geotérmica do mundo.

  • Reiquejavique, a maior cidade da Islândia, líder em energia renovável: tem o maior sistema de aquecimento geotérmico do mundo, que, de acordo com a Clinton Climate Initiative, salvou a cidade de biliões de dólares em custos de aquecimento desde que o sistema foi implementado em 1940. Para além disso, é líder em sistemas de cuidados em saúde e em qualidade de vida da população.

Fontes: http://www.camarasverdes.pt/tema-especial/442-cidades-sustentaveis-as-cidades-do-futuro.html

Ecoguia, CM Mirandela, 2010

http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9900/grupo0051_recnaturais/geotermica.htm

Sem comentários: