segunda-feira, 3 de maio de 2010

Renováveis permitem poupar 13 mil milhões de euros

O desenvolvimento e exploração de energias renováveis em Portugal vai permitir uma poupança de 13,1 mil milhões de euros na importação de energia eléctrica até 2015. A conclusão é de um estudo (”Impacto Macroeconómico do Sector das Energias em Portugal”) da consultora Deloitte e da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (Apren), apresentado em Lisboa. Assim sendo, com o recurso a fontes de energia eólica ou hídrica, Portugal vai evitar, entre 2005 e 2015, importações de cerca de 30 milhões de toneladas de carvão, 30 mil milhões de metros cúbicos de gás natural, 30 mil Gigawatt por hora (GWh) de electricidade, e 10 milhões de barris de fuelóleo.
.
Segundo as previsões do estudo, a produção nacional de electricidade a partir de energias renováveis deverá aumentar 14 mil GWh em 2015 face ao valor registado em 2008, o que corresponde a um aumento acumulado de 67%.
.
Importância da Áustria no crescimento das energias renováveis
A percentagem de energias renováveis na Áustria já totaliza um quarto do consumo, fazendo com que seja pioneira na Europa. O mercado mundial de Green Tech já atingiu um volume de negócios de 1.4 triliões de euros, ultrapassando o mercado da engenharia mecânica. O sector austríaco das energias e tecnologias do ambiente tem uma procura mundial, contribuindo assim, não apenas na Áustria, de forma substancial para um crescimento sustentável e uma melhoria do meio ambiente.
.
Neste país, a percentagem de energias renováveis é de 23.4%, fazendo com que se encontre entre os 4 países de topo da Europa. Em relação ao número de edifícios com eficiência energética por habitante, a Áustria está no topo a nível mundial. O sector das tecnologias do ambiente sofreu um desenvolvimento dinâmico nos últimos anos, com 375 empresas dedicadas exclusivamente ao sector. Estas empresas geram uma parte tão considerável do PIB, que a Áustria se encontra em 2.º lugar a nível mundial no que toca os investimentos ambientais. Em Portugal, a tecnologia austríaca na área das energias renováveis tem bons exemplos de implementação, como o tecto da Caixa Geral de Depósitos e a maior central solar térmica da Europa, de origem austríaca.
.
Fonte: Revista Renováveis Magazine nº 1, 2010, pp. 14 e 19

Sem comentários: