segunda-feira, 10 de maio de 2010

Projectos da AMES candidatos ao PPEC

A edição de 2011-2012 do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo, recebeu, por parte da AMES, 12 candidaturas de projectos de interesse regional e nacional.
.
O PPEC tem como objectivo a promoção de medidas que visem melhorar a eficiência no consumo de energia eléctrica, através de acções empreendidas por promotores elegíveis, sendo destinadas aos consumidores dos diferentes segmentos de mercado – Indústria e Agricultura, Comércio e Serviços e Residencial.
.
As medidas são sujeitas a um concurso de selecção, cujos critérios estão definidos nas Regras do PPEC (Despacho n.º 15 546/2008, de 4 de Junho), aprovadas após consulta pública. Este concurso permite seleccionar as melhores medidas de eficiência energética a implementar, assegurando a maximização dos benefícios obtidos pelos consumidores no âmbito do PPEC.
.
Os projectos da AMES como Promotor candidatos ao PPEC são:
  • EcoRoteiro- Acções de sensibilização sobre utilização racional de energia e eficiência energética.

  • Medidas de eficiência energética nos SMAS e Indústria do Concelho - Estudo de soluções de eficiência energética; Substituição da iluminação exterior e interior por tecnologias mais eficientes; Sistemas de monitorização dos consumos de energia.

  • School4SaveEnergy - Troca de lâmpadas incandescentes por LFC; Substituição das lâmpadas nas luminárias das escolas de 1º Ciclo de T8 para T5 com introdução de adaptador próprio; Aplicação de instrumentos de medição de consumos por forma a serem utilizados para controlo técnico de consumos e sensibilização dos utilizadores; Substituição de lâmpadas fluorescentes tubulares por lâmpadas LED.

  • Operação Swatt - Serviço de diagnóstico energético ao sector residencial, estimando potencial de poupança e melhoria de classe de eficiênca energética RCTTE em função da aplicação de recomendações propostas. Utilização de resultados de desempenho energético para caracterização geo-referenciada do perfil de consumo de energia no Município de Sintra. Estudo sócio-economico do impacte das medidas implementadas na melhoria de eficiência e variação de intensidade energética a nível municipal e nacional (a ser desenvolvido em cooperação com uma Universidade).

  • EcoMercados TCIs - (tecnologia de comunicação e informação) na promoção da URE em edifícios municipais utilizando a informação de desempenho energético em tempo real. Monitorização de consumos em tempo real e informação como ferramenta de gestão de energia; Promover a eficiência energética através da substituição de lâmpadas.

  • Vila do Clima
A AMES foi ainda parceira dos projectos:
  • Iluminação Pública LED na Avenida da Igreja em Pego Longo, Belas Clube de Campo, e Bairro das Bandas em Mira Sintra e substituição de lâmpadas incandescentes por LED.

  • Troca de equipamentos semafóricos no Concelho.

  • Crescer com Energia - Acompanhamento de turmas do 1º ao 4º ano com actividades de sensibilização frequentes na área da utilização racional de energia.

  • EcoPoupança - Produção de folhetos, cartazes e outros materiais de divulgação a colocar nas áreas de venda de electrodomésticos (e também nas zonas dos detergentes) nas superfícies comerciais do parceiro, alertando para a poupança de energia na utilização de electrodomésticos.

  • Sensibilização nas escolas do País com a edição da Pen Pedagógica e do jogo Trivial das Energias.

  • Construir Ideias - Casos de Estudo das Agências de Energia.

  • E2D - Realização de acções de sensibilização distribuição de kits que contêm uma lâmpada economizadora e um medidor de consumos de energia para monitorização.

  • Eficiência Energética nas IPSS

  • EnergeticaMente - Projecto integrado de educação sobre energia eléctrica, balanço de CO2 e Alterações Climáticas dirigido aos alunos do nível secundário de Cascais, Sintra e Oeiras.

  • 1 Gota por 1 Watt - Projecto de introdução de reguladores de caudal em torneiras e chuveiros a nível nacional, com o objectivo de reduzir o consumo de água e, consequentemente, de energia eléctrica no sistema de abastecimento e tratamento de água.
.
Os resultados serão divulgados pela ERSE, até 30 de Setembro de 2010.

Sem comentários: