quarta-feira, 20 de julho de 2011

Projecto Praia Energética

O projecto Praia Energética é promovido pela AMES em parceria com o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor (SMIC) da Câmara Municipal de Sintra. Este projecto consiste numa iniciativa em espaço de praia que objectiva promover a utilização racional de energia junto da população em geral.


Marcaremos presença nas praias de maior afluência do concelho, oferecendo aos banhistas lembranças com conselhos práticos de utilização racional de energia juntamente com Guias de Eficiência Energética para que se recorde de todas as atitudes que deve tomar para reduzir a sua factura de energia.

A iniciativa irá decorrer nos seguintes dias e locais sempre durante a manhã:
Dia 22 de Julho – Praia Grande
Dia 25 de Julho – Praia Adraga
Dia 26 de Julho – Praia das Maçãs
Dia 27 de Julho – Praia Magoito
Dia 28 de Julho – Praia Grande
Dia 29 de Julho – Praia das Maçãs

No sentido de integrar jovens nesta iniciativa de caris ambiental e social como forma de ocupação dos seus tempos livres, a Divisão da Juventude e do Desporto da Câmara Municipal de Sintra colaborará neste projecto.

Enquanto não nos encontra deixamo-lo com conselhos importantes para a época do ano em questão.
Se vai para a praia…
1. Quando sai tenha a certeza que todas as luzes ficam desligadas.
2. Não deixe os aparelhos em stand-by ou modo de espera. Utilize fichas múltiplas que o ajudam a desligar grupos de equipamentos de uma só vez.
3. Se vai de carro e em grupo não leve mais do que os carros necessários. Seja organizado e distribua as pessoas pelo menor número de carros possível.
4. Se o carro viaja no peso máximo tenha em atenção se a pressão dos pneus é a adequada. Pressão a menos significa mais combustível gasto, que por sua vez é igual a mais emissão de gases poluentes!
Se vai de férias tenha em atenção todos os pontos anteriores e ainda os seguintes:
1. Aumente a temperatura do frigorífico uma vez que a porta não vai ser aberta durante um longo período. Se estiver a pensar em fazer uma limpeza no interior este é o momento! Faça-a e deixe o seu frigorífico desligado durante as férias.
2. Para evitar o sobreaquecimento da casa deixe todos os estores para baixo.
3. Se for possível, no local onde vai fazer férias circule a pé ou utilize uma bicicleta. Andar é um dos melhores exercícios para a saúde humana e ficará em melhor forma física.
4. Desista do carro para ir para a praia se a distância o permitir. Se for a pé lembre-se que quando chegar poderá dar um mergulho ou mesmo ficar deitado na areia a descansar.

Reflicta sem demora e ponha em acção!

Sem comentários: