segunda-feira, 25 de julho de 2011

2% do PIB mundial para uma economia ecológica

Segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a transição para uma economia ecológica e sustentável respeitando o ambiente é possível se for investido anualmente até 2050 2% do PIB mundial em 10 sectores chave. Os 10 sectores chave citados pelo relatório são a agricultura, a construção, a energia, a pesca, a silvicultura, a indústria, o turismo, os transportes, a água e a gestão de resíduos.


Este relatório critica especialmente os subsídios e as subvenções que apenas prolongam a insustentabilidade dos recursos, como é o caso dos combustíveis fósseis, da agricultura, incluindo pesticidas, ou a pesca. Segundo os especialistas que redigiram o relatório, entre 1 e 2% do PIB mundial são gastos anualmente em subsídios.


“A maioria desses subsídios está envolvida na degradação do meio ambiente e da ineficácia da economia mundial. A sua redução ou a eliminação progressiva apresenta múltiplas vantagens e libertaria recursos para financiar a transição para uma economia verde." “Se investirmos cerca de 1,25% do PIB mundial anual em eficiência energética e em energias renováveis é possível diminuir a procura mundial de energia primária em 9% em 2020 e cerca de 40% em 2050", lê-se.

De acordo com o estudo, dos 950 mil milhões de euros necessários para a transição para a economia verde, a maior fatia seria destinada ao sector responsável pelo abastecimento de energia: mais de 260 mil milhões.


Fonte: Naturlink

Sem comentários: