segunda-feira, 18 de julho de 2011

Programa Europeu ELENA

ELENA – Assistência Europeia de ENergia Local
Os agentes locais são cruciais para a consecução dos objectivos da política energética da UE em energia sustentável e em eficiência energética em particular, uma vez que representam um investimento significativo para ser realizado sobretudo a nível local, trazendo benefícios para as economias locais, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e pemitindo a mitigação das mudanças climáticas.
O Plano de Acção para a Eficiência Energética da União Europeia foi prioritário na criação do Pacto de Autarcas, o compromisso das cidades signatárias em irem além do objectivo 20-20-20 da UE, através da implementação de Planos de Acção da Energia Sustentável, elaborado pelas cidades signatárias.

A fim de facilitar a mobilização de recursos para investimentos em energia sustentável a nível local, a Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento, financiado através do programa "Energia Inteligente para a Europa (IEE II), o programa ELENA cobre até 90% dos custos relacionados com a assistência técnica para a preparação de grandes programas de investimento em energia sustentável das cidades e regiões, que também podem ser elegíveis para financiamento do BEI.

Exemplos de programas de investimento que podem ser suportados pelo ELENA:

Eficiência Energética em edifícios públicos A região tem como objectivo apoiar os pequenos municípios no desenvolvimento de seus programas de eficiência energética.

Desenvolvimento de energia solar em edificios publicos Para aumentar a quota das energias renováveis em uma província no sul da Europa, a província tem identificado um investimento programa para instalar sistemas fotovoltaicos em seus edifícios públicos, e as possíveis formas de implementar os investimentos.

Transportes Públicos Limpos e eficientes energeticamente nas cidades A autoridade de transportes tem como objectivo melhorar os seus serviços, renovando a sua frota de autocarros públicos. A nova frota deve ser caracterizadapor um alto desempenho ambiental, superior não apenas ao da existente, mas também para as normas impostas pelos regulamentos da UE.

Sem comentários: