As energias renováveis poderão garantir até três quartos do abastecimento energético mundial em 2050, segundo os cenários mais favoráveis de um relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). Ainda assim, para que seja aproveitado o potencial de opções renováveis, como parques eólicos, painéis solares, biomassa ou barragens, são necessárias mudanças no sistema energético, alerta o relatório.
A partir da análise da literatura científica disponível, o IPCC reviu 164 cenários sobre como pode evoluir a repartição do consumo energético mundial e concluiu que mais de metade aponta para um aumento da contribuição das renováveis para 17% em 2030 e 27% em 2050. Os cenários mais favoráveis empurram as renováveis para 77% do consumo mundial dentro de quatro décadas.
Actualmente, as renováveis respondem por 12,9% da energia consumida no mundo. A maior parte desta fatia (60%) corresponde ao uso de lenha e outras formas de biomassa nos países em desenvolvimento. De acordo com o painel científico da ONU, as renováveis têm um «potencial técnico» bem maior do que a procura de energia.
Fonte: AmbienteOnline
Sem comentários:
Enviar um comentário