sexta-feira, 27 de maio de 2011

ERSE assinala Dia Mundial da Energia com dois novos simuladores

A Entidade Reguladoa de Serviços Energéticos disponibiliza dois novos simuladores para melhorar o nível de informação dos consumidores, uma iniciativa que marca o Dia Mundial da Energia, que se comemora no próximo Domingo.


O Dia Mundial da Energia foi criado para sensibilizar as pessoas e os líderes mundiais para a necessidade de poupança de energia e para a promoção das energias renováveis, mais amigas do ambiente, em substituição das energias fósseis, altamente popuentes e prejudiciais para a própria vida na Terra. É comemorado todos os anos no dia 29 de Maio.




Este simulador constituirá «uma ferramenta útil na contratação de um novo fornecedor de energia eléctrica no âmbito da extinção das tarifas reguladas de venda a clientes finais». Segundo o regulador, o público-alvo são cerca de 32 mil empresas no continente e regiões autónomas que ainda se mantêm na tarifa regulada, representando um consumo anual de 6 TWh e uma facturação de 700 milhões de euros.




Esta ferramenta permite saber quais as fontes de energia utilizadas na produção da electricidade e os impactos ambientais associados a esse consumo. Permite também fomentar a concorrência entre comercializadores.
Além destes dois novos simuladores, é possível consultar o simulador de potência a contratar e o simulador de comparação de preços, também no site da ERSE.




Exemplos
Uma família com dois filhos com contrato de energia eléctrica através de tarifa regulada polui por ano o mesmo que se fizesse 10 viagens de avião entre Lisboa e Porto. Esta é uma das conclusões que se podem retirar de uma consulta ao novo simulador de rotulagem criado pela Entidade Reguladora de Serviços Energéticos (ERSE) e que está disponível no respectivo site.


Os dados disponíveis calculam as emissões de gases e a produção de resíduos radioactivos, com base nas fontes de produção de energia utilizadas por cada um dos fornecedores de electricidade (o chamado mix energético) e no consumo, incluindo vários exemplos (famílias sem filhos, com dois ou mais de quatro filhos).


Por outro lado, o novo simulador permite concluir que a poluição é maior quando a opção vai para uma empresa do mercado liberalizado, incluindo a própria EDP Comercial, tendo em conta os dados já disponíveis.


Assim, uma família com dois filhos (consumo anual de 5.000 kWh) deverá consumir electricidade com uma produção que corresponde, por ano, a 14 viagens de avião entre Lisboa e Porto, se aderir à EDP Comercial no plano EDP 5D. A excepção é o plano EDP 5D Verde, no qual a energia produzida é cem por cento proveniente de centrais hídricas e por isso não há poluição associada.


Fonte: Ecosfera

Sem comentários: