quarta-feira, 25 de maio de 2011

Notícias soltas #13

A Comissão Europeia vai lançar, durante o próximo mês de Junho, a iniciativa "Smart Cities and Communities". Face ao imenso potencial das tecnologias de aquecimento e arrefecimento renovável no processo de tornar o sistema energético das cidades mais sustentável, a Renewable Heating and Cooling (RHC) Platform elaborou um conjunto de recomendações que pretende incentivar a utilização do solar térmico e de outras soluções renováveis no âmbito desta iniciativa europeia.


Fonte: Revista Climatização n.º 75, Maio/Junho 2011, pp 32


Centro de investigação espanhol desenvolve sistema para aproveitar energia das estradas. O objectivo do projecto PAVENER, que está a ser desenvolvido pela Unidade de Construção do centro privado de investigação aplicada espanhola Tecnalia, é aproveitar a energia solar térmica acumulada nos pavimentos das estradas, parques de estacionamento, aeroportos, etc., de forma a ser utilizada como energia térmica para uma série de aplicações como aquecimento e climatização de edifícios. O sistema funcionará com o transporte de fluido através de tubos instalados debaixo do pavimento e poderá também permitir manter a temperatura do asfalto acima do ponto de congelamento, evitando a formação de gelo. Para além da redução do consumo de combustíveis fósseis e das emissões de gases com efeito de estufa, o projecto permitirá reduzir o efeito de "ilha térmicas" nas cidades, através da extracção de calor nas superfícies pavimentadas.


Fonte: Revista Climatização n.º 75, Maio/Junho 2011, pp. 40


56 municípios portugueses já subscreveram o Pacto dos Autarcas. O Funchal foi a autaquia que mais recentemente aderiu ao Pacto criado em 2008 pela União Europeia, com o intuito de apoiar a autoridades locais na implantação de estratégias e políticas locais de eficiência energética, visto que as cidades são responsáveis por 80% do consumo energético e das emissões de GEE no espaço europeu. Os subscritores do pacto comprometem-se em ir além das metas estabelecidas pela COmissão Europeia no Pacote Energia-CLima de se atingir uma reução de 20% nas emissões em 2020.


Fonte: Revista Água&Ambiente nº 150, Maio 2011, pp. 62


Programa Energia Inteligente Europa: 26% dos projectos apoiados contaram com a participação portuguesa. Este programa tem sido um importante impulsionador de projectos de disseminação e promoção de eficiência energética e da utilização de energias renováveis por toda a Europa, e Portugal não é excepção. Desde 2004, o programa já apoiou 519 pojectos, mais de 130 com participação portuguesa.


Fonte: Revista Climatização n.º 75, Maio/Junho 2011, pp. 48

Sem comentários: