sexta-feira, 16 de julho de 2010

EcoConselho - Tarifa Tri-horária

Através do EcoConselho presente nos GAM de Sintra, foi colocada a seguinte questão: quais as vantagens da tarifa tri-horária?

Simular e contratar a potência do contador de acordo com o uso regular dos equipamentos eléctricos e optar pela tarifa bi ou tri-horária, permite poupar na electricidade e promover de uma melhor gestão da energia produzida. As tarifas bi e tri-horárias são a alternativa à tarifa simples porque apresentam uma facturação diferenciada por período do dia e/ou semana, em vez de um único preço por kWh (kilowatt por hora). A adesão a estas tarifas é gratuita e para tal é apenas necessário o preenchimento de um formulário de adesão.

Tarifa bi-horária
A tarifa bi-horária possui preços diferenciados do kWh, consoante a utilização em horas de vazio ou fora de vazio. As horas de vazio são, fundamentalmente, as horas do período nocturno e fins-de-semana. Estes períodos variam de acordo com o ciclo, que poderá escolher aquando do contrato (semanal ou diário), e com a época do ano.

A tarifa tri-horária também possui preços diferenciados por kWh e, como o nome indica, consoante a utilização em três períodos horários: horas de vazio, horas de cheia ou horas de ponta. As horas de vazio são, fundamentalmente, as horas do período nocturno e fins-de-semana e as horas de cheias e de ponta são horas de não vazio. Estes períodos também variam de acordo com o ciclo, que poderá escolher aquando do contrato (semanal ou diário), e com a época do ano.

Comparativo de preços da energia entre as tarifas bi-horária, tri-horária e simples:

Da análise do quadro é possível constatar que, mudar para a tarifa bi-horária ou tri-horária permite poupar cerca de 45% nas horas de vazio, face à tarifa simples. Permite ainda verificar que o kWh nas horas cheias da tarifa tri-horária é ligeiramente reduzido em relação à tarifa bi-horária, no entanto nas horas de ponta este valor é superior, pelo que a tarifa tri-horária é vantajosa apenas para consumos muito reduzidos durante este período.

Mas esta poupança no orçamento mensal familiar não é a única vantagem: optar por estas tarifas “alternativas” permite contribuir para a gestão da energia produzida e evitar o desperdício, uma vez que durante a noite, ou ao fim-de-semana, o consumo e necessidade de energia eléctrica diminui mas continua a haver produção, quer por fontes renováveis, quer por centrais termoeléctricas que não interrompem o funcionamento.

Fontes: http://www.planetazul.pt/edicoes1/planetazul/desenvArtigo.aspx?c=2331&a=18121&r=37

1 comentário:

Anónimo disse...

Não tem o horário.