terça-feira, 13 de julho de 2010

Eco-condução #2

A adopção de práticas de condução mais eficientes e adequadas à actual tecnologia dos veículos permite reduzir até 20% o consumo de combustível, as emissões de poluentes e o desgaste do veículo, aumentando o conforto e a segurança. "Esta redução implicaria uma poupança anual superior a 834 milhões de euros em combustível e mais de 1750 mil toneladas de CO2", concluiu um estudo sobre eco-condução promovido pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal).
.
Os carros portugueses são responsáveis por 1/3 das emissões do país. Para maximizar a eficiência, o motor deve permanecer em baixa rotação na mudança mais alta. «Apesar da indústria automóvel lançar cada vez mais carros que emitem cada vez menos CO2, se não existir uma condução amiga do ambiente não se tira o devido proveito», defende Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP.

O
Projecto Eco-Condução Portugal foi conduzido em três fases, contando com a participação de 20 condutores, em 20 carros diferentes. O primeiro objectivo consistiu em determinar o perfil dos condutores, seguindo-se uma acção de formação tendente a melhorar os hábitos de condução e a monotorização diária do seu comportamento. "O impacto imediato é significativo, com uma redução de 10% nos consumos a médio-prazo. O condutor é um elemento fundamental e o estudo revelou mudanças permanentes na condução", assegura Sofia Taborda, coordenadora do estudo.
.
Fontes: Expresso
.
Água&Ambiente nº140, Julho 2010, pp. 57

Sem comentários: