sexta-feira, 2 de julho de 2010

Directiva Ecodesign

A Directiva EcoDesign, que entrou em vigor ontem, 1 de Julho de 2010, determina que frigoríficos, arcas e congeladores domésticos com classe energética inferior a A deixem de ser colocados no mercado em toda a União Europeia. No entanto, o escoamento dos equipamentos com classificações inferiores já existentes mantém-se.
.
Até agora, entravam no mercado de todos os Estados-membros equipamentos de frio com classes energéticas compreendidas entre A (incluindo A+ e A++) e G, embora em Portugal seja raro encontrar classes abaixo do C. Com a aprovação desta regulamentação, os frigoríficos, arcas e congeladores menos eficientes serão descontinuados e, assim que desaparecerem do mercado, a escolha será apenas entre equipamentos de frio com classe A (o pior), A+ e A++ (o melhor).
.
Em Portugal, os equipamentos de frio são responsáveis por cerca de 32% do consumo total de energia eléctrica no sector doméstico e estão presentes na totalidade das habitações portuguesas. Como tal, descontinuar a produção e venda de electrodomésticos pouco eficientes em termos de consumo eléctrico é um importante passo rumo a um futuro energeticamente eficiente, dando um grande contributo na redução da factura de electricidade das famílias e do impacto ambiental a ela associado.
.
Topten mostra modelos mais eficientes
O projecto Topten arrancou na Suíça em 2000, com o objectivo de ajudar os consumidores a circular melhor no mercado e encontrar produtos energeticamente eficientes adequados às suas necessidades. Uma ferramenta online que apresenta os dez melhores produtos em várias categorias de equipamentos. Até hoje, foram criados sites similares em 16 países europeus, entre eles Portugal, cada um mostrando os produtos dos respectivos mercados aos seus consumidores.
.
Num total de oito categorias disponíveis, os consumidores portugueses podem conhecer nesta plataforma os dez frigoríficos, arcas e congeladores com melhor performance energética no mercado nacional. Estes rankings são renovados regularmente, estando prevista uma actualização dos frigoríficos até ao final deste ano.
.
Fontes: Naturlink

Sem comentários: