segunda-feira, 12 de julho de 2010

Keep Cool II

O projecto Keep Cool, que vai na 2ª edição, tem como objectivo promover a penetração de estratégias e tecnologias de arrefecimento passivo nos países participantes, bem como evitar o aumento continuado das necessidades de arrefecimento. Neste contexto, promove o arrefecimento sustentável de edifícios através da obtenção de níveis satisfatórios de conforto térmico de Verão sem recurso, ou com recurso limitado, a formas de energia convencionais e através do uso de materiais e productos de reduzido impacte ambiental.
.
Para se atingirem os objectivos, a estratégia global passa por:

  • Redução da carga térmica Redução das superfícies transparentes e/ou melhoria do seu desempenho térmico; integração diapositivos sombreadores exteriores; implementação cuidada de sistemas de iluminação natural; utilização de equipamentos de escritório (e outros) eficientes; utilização da massa térmica dos edifícios para estabilização da temperatura ou até eliminar os picos de temperatura.
  • Redução do recurso ao arrefecimento mecânico Adaptação dos utilizadores aos locais; controlo do ambiente local (ex. abrir a janela); em edifícios com ventilação natural, utilizar critérios de conforto térmico “adaptativo”.

Fontes: http://www.ineti.pt/projectos/main_projectos.aspx?id=18577&t=

http://www.ceeeta.pt/keepcool/keepcool.html

Água&Ambiente n.º 140, Julho 2010, pp. 57

Sem comentários: