A tarifa bi-horária possui preços diferenciados do kWh, consoante a utilização em horas de vazio ou fora de vazio. As horas de vazio são, fundamentalmente, as horas do período nocturno e fins-de-semana. Estes períodos variam de acordo com o ciclo, que poderá escolher aquando do contrato (semanal ou diário), e com a época do ano.
Da análise do quadro é possível constatar que, mudar para a tarifa bi-horária ou tri-horária permite poupar cerca de 45% nas horas de vazio, face à tarifa simples. Permite ainda verificar que o kWh nas horas cheias da tarifa tri-horária é ligeiramente reduzido em relação à tarifa bi-horária, no entanto nas horas de ponta este valor é superior, pelo que a tarifa tri-horária é vantajosa apenas para consumos muito reduzidos durante este período.
Mas esta poupança no orçamento mensal familiar não é a única vantagem: optar por estas tarifas “alternativas” permite contribuir para a gestão da energia produzida e evitar o desperdício, uma vez que durante a noite, ou ao fim-de-semana, o consumo e necessidade de energia eléctrica diminui mas continua a haver produção, quer por fontes renováveis, quer por centrais termoeléctricas que não interrompem o funcionamento.
Fontes: http://www.planetazul.pt/edicoes1/planetazul/desenvArtigo.aspx?c=2331&a=18121&r=37
1 comentário:
Não tem o horário.
Enviar um comentário