segunda-feira, 19 de julho de 2010

Notícias Soltas #5

  • De acordo com o relatório da Renewable Energy Policy Network for the 21st Century, 60% da nova capacidade instalada de produção de energia eléctrica em 2009 na Europa corresponde ao aproveitamento das renováveis, com os Estados Unidos a registarem valores semelhantes. A aposta nas renováveis não se restringe às grande potências desenvolvidas, mas é uma estratégia mundial – em 2009 mais 100 países apresentavam já uma política energética no que diz respeito às renováveis. Entre as nações em desenvolvimento destaca-se o caso da China cuja potência instalada aumentou em 37 GW em 2009, mais do que qualquer outro país. O gigante asiático segue uma política de investimento na produção dos equipamentos e tecnologias de exploração das fontes de energia alternativas que permite que 40% dos painéis fotovoltaicos e dos aerogeradores produzidos a nível mundial em 2009 sejam construídos na China. O “Global Status Report” revela ainda que as centrais de produção de energia a partir de fontes alternativas representaram, em 2009, ¼ do total, tendo gerado 18% da electricidade consumida e chegou-se a um ponto de viragem – em 2010 prevê-se que a produção de “energia limpa” supere a geração de energia a partir dos combustíveis fósseis.

Fonte: Naturlink

  • A exploração ilegal das florestas nos países tropicais baixou muito na última década, mais concretamente 50% nos Camarões e 75% na Indonésia, revela um estudo do instituto britânico Chatham House. No Brasil, a exploração ilegal baixou de 50 a 75%, graças essencialmente a leis mais rigorosas e aplicadas com mais severidade. No conjunto dos três países, os esforços evitaram a degradação de 17 milhões de hectares de floresta, ou seja, uma superfície mais vasta que a Inglaterra e o País de Gales. O flagelo da desflorestação representa entre 12 e 20% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa. Durante a última década, os esforços de preservação florestal permitiu evitar a emissão de 1,2 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono. Este mês, o Parlamento Europeu adoptou um documento que prevê, dentro de dois anos, a proibição da entrada no mercado europeu de madeira abatida ilegalmente. O incumprimento levará a sanções, sendo que isto obriga os importadores de madeira ou de produtos derivados a garantir a legalidade dos seus produtos.

Fonte: Ecosfera

  • Segundo a Agência do Ambiente Federal da Alemanha, é técnica e ecologicamente possível que a produção de energia eléctrica dependa apenas das energias renováveis em 2050, o que faria do país pioneiro entre as nações industriais a colocar de lado os combustíveis fósseis. A Alemanha é actualmente o país com uma maior potência fotovoltaica instalada e é em termos de aproveitamento da energia eólica apenas é ultrapassada pelos EUA.

Fonte: Naturlink

  • Segundo o relatório da Greenpeace "(R)evolução Energética: Na direcção de um abastecimento de energia totalmente renovável" é possível que, a meio do século, 92% da energia consumida no espaço europeu provenha de fontes renováveis, através de um conjunto de medidas “amigas do ambiente”, o que permitiria cortes nas emissões de CO2 na ordem dos 95% em relação a 1990. As medidas passam pelo aproveitamento das tecnologias mais recentes, a aposta nos carros eléctricos a grande escala e a promoção da redução do consumo de energia, num investimento inicial de 2 triliões de euros que seria no entanto mais que compensado pela poupança em termos de combustíveis fósseis, que poderia ascender a 2,65 triliões de euros.

Fonte: Naturlink

Sem comentários: