quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Projecto ForeStake de Investigação Florestal

O ForeStake é um projeto de Investigação cujo objetivo central é a análise das representações sociais sobre a floresta e política florestal e a avaliação do papel dos agentes locais na gestão florestal sustentável, em particular na prevenção dos incêndios e na recuperação das áreas ardidas.

O ForeStake surgiu como uma oportunidade de conhecimento das visões técnico-institucionais e sociais sobre a floresta e a política florestal em Portugal, pretendendo promover uma melhor integração deste conhecimento nos processos de tomada de decisão. O objetivo central do projeto é a análise destas representações sociais e a avaliação do papel dos agentes locais na gestão florestal, em particular na prevenção dos incêndios e na recuperação das áreas ardidas.

Os objectivos específicos passam pela análise de:
  • políticas e práticas de gestão florestal;
  • análise das percepções sociais dos agentes, organizações e comunidades locais face ao sector florestal;
  • análise do impacto socioeconómico e ambiental das medidas usadas na prevenção dos incêndios e na recuperação de áreas ardidas;
  • avaliação económica, social e ambiental dos efeitos das dinâmicas silvo-pastoris na gestão da floresta;
  • identificação de obstáculos e oportunidades face ao envolvimento dos agentes locais na gestão florestal;
  • proposta de soluções para o aumento da participação pública no sector florestal.
Conferência | ‘Participar no rumo e no cuidar da floresta portuguesa: um repto para todos?’
A Conferência Nacional ‘Participar no rumo e no cuidar da floresta portuguesa: um repto para todos?’ pretende ser um espaço de reflexão sobre os resultados do projeto de investigação ForeStake (2010-2013), integrando os contributos e as experiências de agentes e entidades políticas nacionais, regionais e locais para uma gestão florestal mais participativa, mais responsável e mais sustentável.

A Conferência terá lugar na Universidade de Aveiro nos dias 20 e 21 de SetembroEste evento integra ainda as comemorações dos 40 anos da Universidade de Aveiro e os 35 anos do Departamento de Ambiente e Ordenamento.

Mais informações aqui.

Sem comentários: