segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Energia que nasce debaixo dos pés e das rodas dos carros

Peões que geram energia para abastecer painéis luminosos. Carros que ao travarem alimentam os semáforos. A tecnologia que torna isto possível não é nova mas só agora vai sair do laboratório para uma rua da Covilhã. O ambiente agradece e a autarquia poupa na factura da luz.

A ideia nasceu há cerca de quatro anos nas cabeças de Filipe Casimiro, de 27 anos, e Francisco Duarte, de 29, enquanto acabavam o curso de Engenharia Electromecânica na Universidade da Beira Interior (UBI), naquela cidade do distrito de Castelo Branco.

Desde que decidiram concretizá-la, em 2010, ganharam três prémios pela inovação e criaram uma empresa, a Waydip, para a desenvolver.

A tecnologia, designada Wayenergy, permite converter a energia cinética, associada ao movimento da passagem de pessoas e veículos, em electricidade.

“O conceito de geração de electricidade através da energia do movimento já existia. A tecnologia que permite fazer a conversão é que é nova, fizemos o registo da patente a nível mundial”, afirma Francisco Duarte.

Fonte: Ecosfera

Sem comentários: