segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Notícias soltas #34


Marrocos vai receber 100 milhões de dólares (mais de 73,9 milhões de Euros) dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para financiar a utilização de energia solar e a construção de parques eólicos em várias localidades do país. As boas relações comerciais, o interesse nas fontes de energia renovável e a proximidade geográfica podem fazer desta aposta uma oportunidade para as empresas nacionais.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam Marrocos como um dos dez melhores “clientes” de Portugal. De acordo com a embaixada marroquina em Portugal, entre 2004 e 2009 o número de empresas nacionais instaladas em Marrocos aumentou de 45 para 150, gerado mais de 30.000 empregos directos. Com os recentes esforços no sentido da internacionalização das empresas nacionais, estima-se que estes números sejam já superiores.


Investigadores do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar alemão alcançaram um novo recorde mundial na conversão da luz solar em electricidade, usando uma nova estrutura de célula solar com quatro subcélulas.

Foram necessários três anos de investigação em torno desta tecnologia para alcançar o novo recorde mundial de 44,7% – uma eficiência espantosa para o mundo da tecnologia solar, incrivelmente próxima dos 50%. Os progressos são incríveis, principalmente tendo em conta que foi apenas há poucos meses, em Maio de 2013, que o mesmo grupo de investigadores foi capaz de alcançar uma eficiência de 43,6% com esta tecnologia.

Sem comentários: