quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VEME - Veículo Educativo de Mobilidade Elétrica

No próximo dia 28 de Outubro será apresentado publicamente às 11H00, pela Agência Municipal de Energia de Sintra e com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, o projecto Veículo Educativo de Mobilidade Elétrica (VEME).



O VEME é um veículo 100% elétrico e não poluente que se pretende que, de forma organizada e com um formato inovador seja uma oportunidade propícia à aquisição e exploração de conhecimentos e informação acerca das temáticas da Energia e do Ambiente.



As questões sobre a energia e o ambiente são cada vez mais uma realidade de entre os assuntos no contexto escolar dos primeiros anos de aprendizagem. Temos noção de que ao educarmos cidadãos mais conscientes da realidade nestas áreas poderá contribuir para que no futuro todos os desafios se possam tornar em grandes oportunidades.



O local a intervir é, por excelência, a escola. A escola é um lugar privilegiado de aquisição de valores e promoção de atitudes e comportamentos. Indo ao encontro dos objetivos da sua existência, a AMES desenvolveu o conceito do VEME, um projeto pioneiro em Portugal. Neste contexto, esperamos cooperar com este projecto para a sensibilização mais eficaz da população escolar, incutindo uma perspectiva de desenvolvimento sustentável. As atividades dinamizadas neste veículo serão realizadas pela AMES e ficarão disponíveis a partir do mês de novembro para toda a comunidade educativa e iniciativas cujo âmbito se identifique com os objetivos da sua existência.



Este projeto teve o patrocínio das seguintes empresas e entidades: ADENE – Agência para a Energia, Galp Energia, Delta Cafés, SMAS Sintra, Apametal, Ecoambiente e ASUS Portugal. Sublinha-se o apoio institucional manifestado pelo Ministério da Economia e do Emprego, nomeadamente a Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação e a Secretaria de Estado da Energia, assim como o pelo Programa português de mobilidade elétrica MOBI.E e a Câmara Municipal de Sintra.

Sem comentários: