segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Projecto de edifíco sustentável em Aalborg

A cidade de Aalborg, na Dinamarca, será alvo de um novo projeto de edifício de habitação com vista à remodelação da frente marítima, cuja inovação consistirá na integração de sistemas de produção à base de renováveis com capacidade para suprir a totalidade dos seus consumos de energia .

O novo empreendimento, proposto pela C. F. Møller, possui 60 apartamentos entre o 4º e o 12º andar, sendo a sua característica mais distintiva o telhado de uma só água virado a sul que vai do piso térreo até ao último andar – e sobre a superfície do qual estão instalados 1 200 m2 de painéis fotovoltaicos e solares térmicos. Os painéis fotovoltaicos conseguem gerar 104 000 KWh/ano de energia elétrica, um valor suficiente para cobrir a procura anual dos vários apartamentos (cerca de 1 740 KWh).

O edifício conta também com quatro turbinas eólicas de eixo vertical com níveis baixos de ruído que tiram partidos dos ventos fortes de oeste, produzindo um fluxo adicional de energia elétrica que serve para carregar as baterias de veículos elétricos (EVs). Um sistema de recolha de águas pluviais é por seu lado utilizado na irrigação dos jardins envolventes. As janelas altas dos apartamentos permitem finalmente optimizar a iluminação natural das zonas de habitação, dando um exemplo de como as regras de habitação passiva podem ser incorporadas para reduzir os consumos energéticos.

Este projeto de edifício em forma de cunha apresenta uma silhueta peculiar, e foi pensado para a área entre as duas principais pontes de Aalborg. O telhado totalmente plano parece estar a sair da linha de água, formando na sua zona mais baixa um pátio coberto com livre acesso ao público onde pode ser instalada uma esplanada.

Fonte: WikiEnergia

Sem comentários: