segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sintra alarga campanha de recolha de Óleos Alimentares Usados

O Município de Sintra vai alargar a rede de recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU) aos restaurantes do Concelho. A Campanha arranca já amanhã, terça-feira dia 25 de Outubro, pelas 10 horas, com uma acção de apresentação e sensibilização no restaurante "Taverna dos Trovadores", que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sintra Prof. Fernando Seara, para além da HPEM (Higiene Pública – EM) e da AMES.

O Concelho de Sintra tem a decorrer desde 2003 o PVOAU – Plano de Valorização de Óleos Alimentares Usados, que assegura a recolha deste resíduo e promove o seu encaminhamento para produção de biodiesel. Este combustível é posteriormente consumido na frota de veículos do município, assegurado por um posto de abastecimento próprio (primeiro a nível nacional para biocombustíveis).

Este projecto é desenvolvido por um consórcio constituído pela AMES, pela HPEM, pelos SMAS, e pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, contando agora com o apoio da Quercus.

Sensibilização nos restaurantes de Sintra


Esta campanha irá focar os malefícios do encaminhamento incorrecto dos OAU, quando despejados no lava-loiça ou sanita, como entupimentos ou a proliferação de pragas. Serão destacadas ainda as vantagens da recolha e encaminhamento para uma solução ambientalmente adequada, bem como a resposta do PVOAU aos três pilares de produção: doméstico, grandes produtores e canal da restauração.

A extensão ao canal Horeca (Hotéis, Restaurantes e Cafés) contará com uma componente de sensibilização ambiental, campanha que será assegurada pela Quercus, através de visitas aos cerca de 1200 restaurantes das 20 freguesias do Concelho.

A separação e recolha selectiva dos OAU tem diversas vantagens ambientais, económicas e sociais, reduzindo a sobrecarga nos processos de tratamento e saneamento municipal e nas ETAR (estações de tratamento de águas residuais), que provoca o aumento das tarifas de saneamento.

Por ser um resíduo reciclável, o óleo alimentar usado poderá ser utilizado como matéria-prima no fabrico de Biodiesel (combustível alternativo ao gasóleo), e é um importante contributo para a promoção da utilização de energia proveniente de fontes renováveis, assim como o aproveitamento dos recursos energéticos endógenos, com o objectivo de reduzir a dependência da importação de petróleo.

Sem comentários: