quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Universidade de Évora criou controlador de água para regar sem desperdício

A Ecorega, uma tecnologia desenvolvida pelo Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora tem por objectivo a rega sem esbanjamento, ou seja, utilizando a quantidade exacta de água que as plantações precisam. O sector agrícola, as câmaras municipais e os campos de golfe estão entre os potenciais interessados.


A equipa liderada pelo professor Shakib Shahidian, 46 anos, construiu um controlador que visa substituir o programador tradicional dos sistemas de rega e que, tal e qual um pequeno computador, ajusta a quantidade de água com base na temperatura, época do ano, radiação solar, características do local e tipo de flora.


Do campo para o jardim

Shakib Shahidian está a trabalhar no controlador da rega desde 1995. Numa primeira fase, esta invenção tinha como fim a poupança no sector da agricultura. O projecto foi-se desenvolvendo e evoluiu também para os relvados, dando resposta às autarquias, mas tendo em conta que estão previstos para a região muitos projectos de interesse nacional (PIN) que contemplam campos de golfe, para os quais a relva é imprescindível, sendo que esta tecnologia é ideal para estas infraestruturas, sendo igualmente útil para as câmaras municipais.


O mesmo responsável sublinha que este controlador custa menos que um controlador de rega normal. "O nosso equipamento fica por cento e poucos euros e somos nós que o instalamos, damos apoio técnico, garantimos o seu funcionamento e damos a formação necessária".

Fonte: Ecosfera

Sem comentários: