quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Projecto da maior piscina do mundo vence concurso de construção sustentável

A empresa alemã realities:united foi a grande vencedora da 3ª edição dos International Holcim Awards, concurso que distingue os mais inovadores projetos de construção sustentável. Flussbad, que envolve a transformação de parte do rio Spree no centro de Berlim numa piscina de 745 m de comprimento cuja água seria filtrada naturalmente pelo caniçal associado, é a grande vencedora da 3ª edição dos Holcim International Awards.

A firma liderada pelo arquiteto Tim Edler apresentou uma proposta de criação da maior piscina do mundo no centro de Berlim através da transformação de um troço não utilizado do rio Spree, no centro histórico da cidade, numa mega-piscina de 745 m de comprimento. A Flussbad, é, segundo os seus projetistas “muito simples e cost-efficient”, pois utiliza um sistema natural de filtragem da água que é o próprio caniçal associado, com 1,8 ha de área, e um dique para evitar que a água não purificada na parte mais baixa do rio entre na piscina.

O projecto prevê ainda a criação de uma envolvente de jardins e infraestruturas utilitárias como balneários, casas de banho e zonas de cacifos, ocupando no total 3,9 ha. A Flussbad foi idealizada com o objetivo de revitalizar o centro histórico de Berlim através da disponibilização de uma nova forma de usufruir da parte antiga da cidade.


Fonte: Naturlink

Sem comentários: