sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Novo aerogerador silencioso

A Renewable Energy Solutions Austrália (RESA) apresentou recentemente um design inovador de aerogerador que está a entusiasmar como consequência do seu design que lhe permite funcionar sem, praticamente, gerar ruído, o que o torna uma alternativa aliciante às tradicionais e ruidosas turbinas pequenas de 3 pás.

A turbina eólica Eco Whisper tem 21,1 m de altura e é constituída por uma hélice de 6,5 m de diâmetro composta por 30 pás de alumínio irradiam para um anel exterior, design que evita o “spilling” do ar nas pontas das pás, causador de ruído.
A hélice está acoplada a um eixo de aço articulado, que lhe permite movimentar-se acompanhando as mudanças de direção dos ventos de forma a aproveitar sempre as correntes de maior intensidade, não necessitando de cauda por incorporar tecnologia “Slew drive”.

Produzindo 20 kW de electricidade este aerogerador foi pensado para satisfazer necessidades energéticas médio-elevadas de aeroportos, superfícies de escritório ou comerciais e universidades, gerando 30% mais energia do que as turbinas tradicionais num total de até 45 000 kWh anuais, em condições óptimas. A turbina caracteriza-se ainda por ser bastante óbvia visualmente, o que reduz o risco de colisão por parte de aves.

Fonte: Naturlink

Sem comentários: