Sintra recebe o roadshow de automóveis eléctricos, nos próximos dias 1 e 2 de Abril, às 10h00, junto ao Palácio da Vila. Todos os munícipes que queiram experimentar um carro eléctrico, têm a oportunidade de realizar um test-drive e experimentar o sistema de carregamento da rede Mobi.E. quinta-feira, 31 de março de 2011
Sintra recebe Electric Tour
Sintra recebe o roadshow de automóveis eléctricos, nos próximos dias 1 e 2 de Abril, às 10h00, junto ao Palácio da Vila. Todos os munícipes que queiram experimentar um carro eléctrico, têm a oportunidade de realizar um test-drive e experimentar o sistema de carregamento da rede Mobi.E. quarta-feira, 30 de março de 2011
Informação sobre consumo de energia
O Governo aprovou na passada quinta-feira em Conselho de Ministros, o decreto-lei que obriga à colocação de etiquetas e à elaboração de fichas de informação sobre o consumo de energia e de outros recursos essenciais de produtos que tenham impacto no consumo de energia. O principal objectivo da nova legislação é possibilitar a escolha de produtos mais eficientes energeticamente pelos utilizadores finais. Na sequência da Estratégia Nacional para a Energia (ENE 2020), o diploma tem em vista a promoção da eficiência energética e dar um contributo significativo para os objectivos da política de combate às alterações climáticas, transpondo para a legislação nacional a Directiva n.º 2010/30/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho de 19 de Maio de 2010, relativa à indicação do consumo de energia e de outros recursos por parte dos produtos relacionados com a energia, por meio de rotulagem e outras indicações uniformes relativas aos produtos.
Fonte: AmbienteOnline
segunda-feira, 28 de março de 2011
Mobi-E em Sintra
Sintra receberá nos próximos dias 1 e 2 de Abril a visita de carros eléctricos, tipicamente citadinos, para que a sua população possa ter a experiência de uma condução ecológica. Durante estes dias, o volante fica à disposição dos sintrenses que queiram inscrever-se no stand montado no local por uma marca de automóveis europeia com tradição no mercado português. quinta-feira, 24 de março de 2011
A AMES na Semana Verde
terça-feira, 22 de março de 2011
Dia Mundial da Água
Recurso escasso
O abastecimento de água às populações corresponde a 8% do consumo total nacional, mas representa 46% dos custos efectivos de produção de água. Para este sector, o PNUEA prevê um aumento da eficiência na utilização de 20% em 10 anos, correspondendo a uma poupança estimada em 160 milhões de metros cúbicos por ano. No entanto, com a não aplicação do programa, não há dados sobre a eficiência no consumo, dados esses que permitiriam a selecção das medidas mais adequadas e com melhor eficiência de custo.
segunda-feira, 21 de março de 2011
Dia Mundial das Florestas
Neste ano tão especial para a floresta, em que se celebra o Ano Internacional das Florestas, declarado pelas Nações Unidas com o objectivo de consciencializar a sociedade civil para a importância das florestas e da sua gestão sustentável no mundo, o Comité Português para o Ano Internacional das Florestas, através do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e a Câmara Municipal de Lisboa juntam-se para promover hoje, dia 21 de Março, a comemoração do Dia Mundial da Floresta, em Monsanto, um espaço de eleição para celebrar a floresta portuguesa e dar a conhecer esta floresta-modelo aos portugueses.A cerimónia, que terá início às 10h30, contará com as presenças do Ministro da Agricultura, António Serrano, do Secretário Geral das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.
sexta-feira, 18 de março de 2011
AMES junta-se ao Movimento Plantar Portugal
No próximo Sábado, 19 de Março, a AGROBIO inicia a Semana da Primavera Biológica no Mercado Biológico do Jardim de Algés, uma iniciativa do Movimento Plantar Portugal que pretende alertar para a importância das árvores e florestas, promovendo acções sustentáveis de protecção da Natureza e manuteção dos espaços verdes. quarta-feira, 16 de março de 2011
2ª Sessão de Esclarecimento sobre Microgeração
Queluz vai receber hoje, dia 16 de Março, a 2ª Sessão de Esclarecimento sobre Microgeração, dirigida a IPSS e ADUP mas também a todos os interessados no tema. Esta sessão decorrerá na Sala Multiusos Fernando Ribeiro Leitão, pelas 19h.- A microgeração consiste na produção de electricidade por fontes de energia renovável através de instalações em baixa tensão e de pequena potência.
- A recente legislação incentiva à microgeração por particulares através de uma simplificação do processo de registo, com maior transparência e em condições mais favoráveis.
- Essa produção pode ser feita através de uma unidade mini-eólica, mini-hídrica ou solar fotovoltaico, sendo a tarifa bonificada de venda à rede subsidiada e fixada pelo Estado, durante 15 anos.
- Benefícios fiscais: isenção de IRS até 5000€ anuais de rendimentos.
- Período de retorno do investimento de 7-8 anos.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Projecto Bem-Me-Quer

Na perspectiva de promover boas práticas ambientais e incutir uma cultura de eco-cidadania junto dos funcionários da Autarquia, a Agência Municipal de Energia de Sintra, a Câmara de Sintra e a ERP Portugal promovem a recolha de dois fluxos de resíduos específicos em ilhas ecológicas montadas em 5 edifícios municipais, constituídas por um óleão e um depositrão.
O projecto divide-se em dois momentos, o primeiro de sensibilização junto dos funcionários, com pequenas palestras e distribuição de folhetos informativos, e um segundo momento em que são disponibilizados os equipamentos em 5 edifícios municipais para utilização directa pelos funcionários.
A AMES nas escolas
A Câmara Municipal de Sintra utiliza, em alguns veículos da sua frota, biodiesel fabricado com recurso a óleos alimentares usados, recolhidos em alguns locais do Concelho, um exemplo pertinente de reutilização de recursos.Na quinta-feira dia 17 de Março, terá lugar uma acção de sensibilização sobre o "Processo de introdução do carro eléctrico em Portugal" como acção de protecção ambiental e alternativa aos combustíveis fósseis, dirigida a uma turma de 9º ano.

sexta-feira, 11 de março de 2011
Europa de baixo carbono
A Comissão Europeia aprovou no passado dia 8 de Março o primeiro roteiro para chegar a 2050 com uma redução de emissões de gases com efeito de estufa entre 80 e 95%. A missão “é possível” e prevê um investimento europeu de 270 mil milhões de euros anuais.Segundo explicou Rosário Bento Pais, da Direcção-Geral europeia para o Clima, num encontro em Lisboa, este é apenas o primeiro passo. A comunicação apresentada ainda terá de ser debatida e aprovada pelos Estados membros. Estes, por sua vez, deverão elaborar estratégias a longo prazo de desenvolvimento nacional e regional de baixo carbono.
O Roteiro será discutido no Conselho informal do Ambiente, em Budapeste a 26 de Março de 2011 e o debate com os estados membros deverá ficar concluído em Junho.
quarta-feira, 9 de março de 2011
Minigeração
As regras para se ser miniprodutor de electricidade vão mudar em Abril, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República ontem, que obriga a consumir pelo menos metade do produzido, caso contrário as coimas poderão ir até aos 44 mil euros.Mais aqui.
segunda-feira, 7 de março de 2011
Ministério do Ambiente mais sustentável
As entidades tuteladas pelo ministério participam num concurso para eleger exemplos de boas práticas, com estratégias para melhorar a organização e aumentar a qualidade dos serviços, ao mesmo tempo que se reduzem custos e se opta por procedimentos amigos do Ambiente. Fonte: Ecosfera
quinta-feira, 3 de março de 2011
Contratos públicos para eficiência energética
Foi publicado, na segunda-feira, o Decreto-Lei nº 29/2011, que estabelece um regime de contratação pública para implementação de medidas de eficiência energética pioneiro em Portugal, uma vez que a empresa de serviços energéticos (ESE) é escolhida em função da maior economia de energia prevista para a entidade adjudicante. Este Decreto-Lei veio completar o quadro legal iniciado pelo Programa de Promoção da Eficiência Energética na Administração Pública – ECO.AP. Neste sentido, o que está realmente em causa são as poupanças efectivas no consumo energético e não, por exemplo, a implementação de sistemas de produção de energia. Ou seja, projectos de miniprodução ou de co-geração podem ser incluídos no caderno de encargos como parte da proposta a concurso, mas não são considerados como critério de adjudicação.
