quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ano Internacional das Florestas

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou oficialmente o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas, com o objectivo de consciencializar a sociedade sobre a preservação da floresta para uma vida sustentável no planeta.

Sob o tema Florestas para o Povo, a iniciativa mundial inclui a promoção de acções que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, além de mostrar à população mundial que a exploração das matas sem uma gestão sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta, como a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, o incentivo a actividades económicas ilegais, como a caça de animais e o desmatamento ilegal.

No site oficial do Ano Internacional das Florestas, o cidadão é convidado a divulgar acções que pretende promover em 2011 em defesa das florestas.

A importância das florestas

As florestas cobrem 31% da área terrestre total do planeta e têm a responsabilidade directa na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, as florestas merecem ser mais preservadas e valorizadas e, por isso, a ONU declarou que 2011 será o Ano Internacional das Florestas.

A desflorestação

De acordo com um estudo publicado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, entre 2000 e 2005, a superfície florestal no planeta diminuiu 3,1%, com as florestas boreais a representar um terço desta perda, seguidas pela zonas florestais tropicais húmidas. No total dos cinco anos, a perda foi de 1 011 000 km2, o que representa 0,6% por ano, sendo a superfície florestal mundial de 32.688.000 km2 no início do estudo.

Das sete nações que detém mais de um milhão de quilómetros quadrados de floresta – Rússia, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Indonésia, China e República Democrática do Congo – , o Brasil foi o que mais floresta perdeu nesse período, com 165 000 km2. Já o Canadá perdeu 160 000 km2, enquanto que os Estados Unidos perderam 120 000 km2 de floresta.

Fontes:

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=28616&bl=1

http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=10135

Sem comentários: