quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ciclo de Debates "Sementes Valor Capital"

No âmbito da exposição "Sementes, Valor Capital", o MUDE - Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo, apresenta um ciclo de debates sobre o tema das sementes, sua importância e diferentes utilizações, integrando a perspectiva de especialistas em várias áreas.
.
Depois de terem guardado dinheiro e riquezas várias, durante mais de 50 anos, os antigos cofres do Banco Nacional Ultramarino, actualmente propriedade da CML/ MUDE, acolhem desde o dia 17 Dezembro, um bem vivo de toda a Humanidade, um valor capital do qual depende a própria sobrevivência das espécies - AS SEMENTES.
.
A exposição, que pode ser visitada até 20 de Março, e em que se mostram cerca de 500 sementes plantadas em Portugal, pretende sensibilizar para a biodiversidade agrícola, a importância da diversidade alimentar, e a preservação da semente.
.
Esta 6ª feira, 28 de Janeiro, pelas 18h00, ocorrerá o primeiro debate, sob o tema “A preservação das Sementes e a sua importância na diversidade alimentar”, cujos oradores serão Graça Ribeiro da Associação Colher para Semear, João Neves Martins, Curador do Banco de Germoplasma do CBAA/ISA/UTL, e Margarida Silva, Bióloga, Professora da Universidade Católica Portuguesa; o moderador será Jorge Paiva, Biólogo, Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra.

Colher Para Semear

Segundo a FAO, a perda da biodiversidade agrícola, em todo o mundo, é da ordem dos 75%. A Colher Para Semear - Rede Portuguesa de Vvariedades Tradicionais, é parceira da AMES no Projecto Hortas Pedagógicas, e tem como objectivos "inverter a situação actual de contínua perda de biodiversidade genética agrícola, por meio da recolha, cultivo e catalogação das variedades tradicionais ainda existentes; contribuir para o conhecimento do nosso património vegetal; promover o uso de variedades tradicionais em agricultura biológica; estimular o uso de legumes esquecidos, para uma maior diversidade alimentar; defender a segurança alimentar continuando a semear as nossas variedades tradicionais."

Deixamos aqui um vídeo do programa Terra Alerta sobre esta temática:


Sem comentários: