sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Notícias soltas #11

  • A Cella energy, sediada no Reino Unido, é a organização responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia que permite obter combustível "carbono zero". Para além de não apresentar emissões de carbono, os primeiros dados indicam que este combustível poderá ser usado em qualquer motor de combustão interna existente nos nossos automóveis, sem necessidade de alterações mecânicas.
  • O Presidente norte-americano Barack Obama anunciou, no discurso sobre o estado da nação, uma meta de 80% de electricidade “limpa” até 2035. Obama também pediu ao Congresso para eliminar os subsídios à indústria do petróleo, que equivalem a cerca de 29 mil milhões de euros anuais.
  • Israel supera escassez com reutilização de águas residuais: mais de 80% das águas residuais domésticas são recicladas, totalizando 400 milhões de metros cúbicos por ano, de acordo com Ministério do Ambiente israelita. A reutilização da água tornou-se uma política nacional em 1955, depois das suas principais fontes, o mar da Galileia e dois aquíferos subterrâneos, darem sinais de sobrecarga de exploração e saturação.
  • Valorlis aumenta recolha de resíduos: em 2010, foram recolhidos selectivamente 11,5 mil toneladas de resíduos, um crescimento de 2,7% em relação ao ano anterior, registarndo-se aumentos de mais 1,4% no vidro, 2,2% no papel/cartão e mais de 8,5% nas embalagens de plástico e metal.

Sem comentários: