segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Oleómetro 2010

O Plano de Valorização de Óleos Alimentares Usados de Sintra permitiu que, durante o ano de 2010, fossem recolhidos 25 274 kg deste resíduo. Estas recolhas incluem a rede escolar com 1 617 kg, a rede HORECA com 2 717 kg e a via pública com 20 940 kg. O gráfico comparativo das recolhas de anos anteriores permite observar o seu crescimento após uma quebra entre 2007 e 2009 devida ao deterioramento dos óleões:
A recolha deste resíduo permite que se evite a sua descarga para a rede de saneamento de águas residuais e a consequente contaminação de linhas de águas e solos, sendo valorizado como matéria-prima no processo de produção de biodiesel, produto este que abastece, numa percentagem de 10%, a frota municipal. Para além das precauções acima mencionadas, esta valorização do óleo alimentar usado permite, também, a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa resultantes da combustão de combustíveis fósseis, bem como a redução da factura energética do município.
.
Recolha na via pública
Na via pública é onde a recolha de óleo tem mais expressão, sendo que a área urbana contribui com maior quantidade de óleo recolhida face à área rural. Isto não só se deve à densidade populacional mas também a hábitos rurais de dar outros destinos ao óleo alimentar usado.
.
Em termos de quantitativos e de desagregação por freguesia, Algueirão Mem-Martins apresenta os melhores resultados, resultado de ser a freguesia mais populosa do Concelho, seguida de perto pela Agualva; no fim da tabela ficam as mais rurais Montelavar, São Pedro de Penaferrim e Terrugem. A tabela seguinte apresenta os valores relativos à recolha na via pública por freguesia:


Sem comentários: