quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Recolha de óleos alimentares usados em Sintra

O Plano de Valorização de Óleos Alimentares Usados conta com uma rede de óleões bastante significativa, sendo a capacidade instalada cerca de 34000 litros, abrangendo todo o concelho de Sintra e contando com 80 óleões na via pública, 76 escolas e 47 cantinas e restaurantes aderentes. As localizações dos oleões poderão ser consultadas no mapa google.
.
Recolha mensal
Em média são recolhidos mensalmente 2000 litros deste resíduo, o que é significativamente pouco face à capacidade instalada. No entanto com a colocação dos novos óleões e a adaptação da população ao novo equipamento, cujo uso passa a estar integrado nos hábitos quotidianos, contamos aumentar consideravelmente a quantidade de óleo alimentar usado recolhido no nosso concelho.

Como guardar o óleo
Apelamos ao munícipe que sempre que use óleo na sua cozinha o armazene num recipiente de plástico, que vede bem a embalagem e que depois de cheia a coloque no óleão mais próximo da sua residência. Este pequeno gesto faz com que se reduzam os custos do município com combustíveis fósseis e tratamento de esgotos, contribuindo igualmente para uma melhoria significativa nas canalizações dos nossos edifícios. O meio ambiente agradece.

Sem comentários: