sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de Outubro de cada ano como forma de assinalar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 1945. Durante este dia, celebrado pela primeira vez em 1981, destaca-se um tema diferente, por ano, para o qual se focalizam todas as actividades. O tema proposto para este ano é “O Direito à Alimentação e a Luta Contra a Fome”, tendo como finalidade alertar e consciencializar o público em geral e os governantes sobre as questões relacionadas a alimentação e nutrição.

Um dos temas de discussão deve ser a erradicação da fome em todo o mundo e o excesso de alimentos consumidos pela sociedade ocidental o qual representa repercussões graves para a saúde. Os dez Direitos à Alimentação de um cidadãomais importantes são:

1. Direito a pelo menos três refeições diárias;

2. Direito à alimentação a custo acessível e justo;

3. Direito a uma alimentação saudável;

4. Direito a uma alimentação variada;

5. Direito a comer em porções adequadas;

6. Direito ao prazer da alimentação;

7. Direito a uma alimentação de qualidade;

8. Direito à segurança alimentar;

9. Direito a informação sobre alimentação;

10.Direito ao aconselhamento nutricional por um dietista;

Portugal associa-se a este evento, assinalando o dia com uma reflexão sobre o direito a uma alimentação saudável, através do consumo de frutos e hortícolas. O Regime de Fruta Escolar, implementado conjuntamente pelos Ministérios da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Saúde e Educação, é um exemplo elucidativo deste propósito.

.
Neste âmbito, a AMES inicia a sua actividade de oferta educativa nas escolas do Concelho de Sintra com a continuação do Projecto Hortas Pedagógicas. Mais informação no blogue do Projecto.

Sem comentários: