terça-feira, 19 de outubro de 2010

Pegada ecológica

Segundo o relatório Planeta Vivo 2010, apresentado pela organização ambientalista internacional WWF, Portugal reduziu, entre 2005 e 2007, o peso ambiental que representa para o mundo. No entanto, seriam ainda necessários dois planetas e meio para suportar o estilo de vida dos portugueses, se toda a população mundial vivesse da mesma forma.

A "pegada ecológica" de cada país consiste uma estimativa da superfície terrestre necessária para suportar o nível de vida de uma população, e, segundo este cálculo, cada habitante de Portugal necessita de 4,47 hectares para obter os alimentos que consome, a água que bebe, para abrigar as construções que utiliza e para absorver o dióxido de carbono que lança para a atmosfera.

Com este resultado de 2007, Portugal fica na 39.ª posição no ranking da pegada ecológica. Os Emirados Árabes Unidos estão em primeiro, os Estados Unidos em quinto e Timor-Leste está na 153.ª posição.

Outra estimativa diz respeito à biocapacidade - a capacidade regenerativa dos seus recursos - a de Portugal é estimada em 1,3 hectares por pessoa, bem abaixo dos 4,5 hectares necessários para as necessidades actuais da população. Em 2005, a biocapacidade estava em 1,2 hectares.

Fonte: Ecosfera

Sem comentários: