- apoiar o desenvolvimento de planos e projectos que procurem a sustentabilidade;
- avaliar e posicionar o seu desempenho na fase de concepção, obra e operação, quanto à procura da sustentabilidade;
- suportar a gestão na fase de construção e operação;
- atribuir a certificação por marca registada, através de verificação por uma avaliação independente;
- servir como instrumento de mercado distintivo para os empreendimentos e clientes que valorizem a sustentabilidade.
O LiderA - Sistema de Avaliação da Sustentabilidade é uma marca registada nacional, consistindo num sistema de avaliação da construção de níveis de desempenho ambiental numa óptica de sustentabilidade, que se comparam com diferentes valores de desempenho (A a E), os quais devem ser melhores que as práticas existentes (E).
Se o desempenho comprovado pela verificação do LiderA atingir uma avaliação final da sustentabilidade das classes C, B, A, A+ ou A++, são certificáveis como bom nível de sustentabilidade o edificado ou os ambientes construídos.
A Câmara Municipal de Santarém é pioneira em Portugal na aplicação da certificação ambiental na construção. A autarquia assinou, em 12 de Junho de 2008, um protocolo no âmbito do Sistema de Certificação Ambiental da Construção Sustentável com o Instituto Superior Técnico - IST. Decorrente desse protocolo a Câmara Municipal de Santarém assume o compromisso de adesão a uma conduta de boas práticas ambientais aplicadas à construção de edifícios, de um modo integrado e interactivo. Os construtores e urbanizadores que aderirem à certificação ambiental beneficiarão de uma redução de 50% da taxa de certificação e também uma redução de 25% das taxas de operações urbanísticas. Neste âmbito, foi projectado o Centro Escolar de Alcanede que será um exemplo das aplicações da construção sustentável.
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos tem vindo a efectuar um conjunto de notáveis de actividades de promoção da sustentabilidade, nas quais se destaca ciclo de formação sobre arquitectura e sustentabilidade "3R", que decorreu entre Outubro de 2008 e Fevereiro de 2009, tendo incluído dois cursos de formação do sistema LiderA.
Os Municípios de Serpa, Torres Vedras e Óbidos estão a desenvolver parcerias com o LiderA para a criação de sinergias na área da sustentabilidade do edificado, numa interligação à rede ECOS - Energia e Construção Sustentáveis.
Parque Oriente (Lisboa) em fase de Plano de Pormenor;
Casa dos Arcos (Óbidos) em fase de projecto;
Solar XXI (Lisboa) edifício de serviços e de laboratório;
Torre Verde (Lisboa) edifício de habitação com projecto bioclimático
Sem comentários:
Enviar um comentário