quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sistema LiderA

LiderA, acrónimo de Liderar pelo Ambiente para a construção sustentável, é a designação de um sistema de avaliação e reconhecimento voluntário da construção sustentável e do ambiente construído, destinando-se a:

  • apoiar o desenvolvimento de planos e projectos que procurem a sustentabilidade;

  • avaliar e posicionar o seu desempenho na fase de concepção, obra e operação, quanto à procura da sustentabilidade;

  • suportar a gestão na fase de construção e operação;

  • atribuir a certificação por marca registada, através de verificação por uma avaliação independente;

  • servir como instrumento de mercado distintivo para os empreendimentos e clientes que valorizem a sustentabilidade.

O LiderA - Sistema de Avaliação da Sustentabilidade é uma marca registada nacional, consistindo num sistema de avaliação da construção de níveis de desempenho ambiental numa óptica de sustentabilidade, que se comparam com diferentes valores de desempenho (A a E), os quais devem ser melhores que as práticas existentes (E).
Se o desempenho comprovado pela verificação do LiderA atingir uma avaliação final da sustentabilidade das classes C, B, A, A+ ou A++, são certificáveis como bom nível de sustentabilidade o edificado ou os ambientes construídos.

Exemplos

A Câmara Municipal de Santarém é pioneira em Portugal na aplicação da certificação ambiental na construção. A autarquia assinou, em 12 de Junho de 2008, um protocolo no âmbito do Sistema de Certificação Ambiental da Construção Sustentável com o Instituto Superior Técnico - IST. Decorrente desse protocolo a Câmara Municipal de Santarém assume o compromisso de adesão a uma conduta de boas práticas ambientais aplicadas à construção de edifícios, de um modo integrado e interactivo. Os construtores e urbanizadores que aderirem à certificação ambiental beneficiarão de uma redução de 50% da taxa de certificação e também uma redução de 25% das taxas de operações urbanísticas. Neste âmbito, foi projectado o Centro Escolar de Alcanede que será um exemplo das aplicações da construção sustentável.

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos tem vindo a efectuar um conjunto de notáveis de actividades de promoção da sustentabilidade, nas quais se destaca ciclo de formação sobre arquitectura e sustentabilidade "3R", que decorreu entre Outubro de 2008 e Fevereiro de 2009, tendo incluído dois cursos de formação do sistema LiderA.

Os Municípios de Serpa, Torres Vedras e Óbidos estão a desenvolver parcerias com o LiderA para a criação de sinergias na área da sustentabilidade do edificado, numa interligação à rede ECOS - Energia e Construção Sustentáveis.

Parque Oriente (Lisboa) em fase de Plano de Pormenor;

Casa dos Arcos (Óbidos) em fase de projecto;

Solar XXI (Lisboa) edifício de serviços e de laboratório;

Torre Verde (Lisboa) edifício de habitação com projecto bioclimático

Sem comentários: