sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cidades Verdes

Sustentabilidade é palavra de ordem hoje em dia e, do outro lado do Atlântico, no Estado brasileiro no Paraná, encontra-se um exemplo da aplicação de políticas de ordenamento do território, de mobilidade urbana e de preservação da biodiversidade, cujo resultado foi a atribuição a Curitiba, em Abril deste ano, do prémio Globe Award Sustainable City. Esta distinção permitiu divulgar o programa Biocidade, um sistema de gestão que reúne esforços das diferentes áreas da administração municipal para combater as perdas da biodiversidade no meio ambiente urbano, compatibilizando o desenvolvimento da cidade com a conservação da natureza.
.
"A integração é o principio máximo da natureza e da sustentabilidade. Com o Biocidade procuramos imitar esse conceito, conectando as acções de cada área do município ao meio ambiente", disse o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.
.
O objectivo do prémio foi destacar cidades com excelência em desenvolvimento urbano sustentável e torná-las exemplos positivos para outras cidades. "Curitiba está sempre pronta para transmitir suas boas experiências a outras cidades do mundo, e aprender com programas de outras cidades. O importante é caminhar sempre em busca dos objetivos de um planeta mais limpo e verde", confirmou o secretário municipal de Relações Internacional, Eduardo Guimarães.
.
Outros exemplos
A capital do Paraná concorreu ao prémio com outras cidades que também são exemplos de implementação de políticas e acções de desenvolvimento sustentável e conservação da Natureza, tais como
Sydney, na Austrália, Malmö, na Suécia, Murcia, em Espanha, Songpa, na Coreia do Sul, e Stargard Szczecinski, na Polónia.

Sem comentários: