segunda-feira, 2 de agosto de 2010

I Jornadas Internacionais de Higiene Pública

Integradas nas comemorações do seu décimo aniversário, a HPEM, empresa municipal responsável pela recolha de resíduos e limpeza urbana do Concelho de Sintra, organiza as I Jornadas Internacionais de Higiene Pública. Nos dias 16 e 17 de Setembro, no Centro Cultural Olga Cadaval, estarão em discussão várias temáticas relacionadas com Higiene Pública, pretendendo-se criar oportunidades de partilha de experiências e apresentação das mais recentes técnicas e metodologias disponíveis no mercado.

Criada em Maio de 2000, a HPEM foi a primeira empresa municipal do país a apostar na recolha de óleos usados alimentares domésticos, para produção de biodiesel, em parceria com a AMES, o que permitiu o pioneirismo que constituiu a conversão de toda a frota municipal sintrense para o biodiesel, que passou a ser mais «limpa» depois desta aposta. Sintra também foi o primeiro município de Portugal a aplicar o sistema de recolha lateral.
.
Estas e outras iniciativas foram premiadas em 2008, tendo Sintra sido eleito o município mais limpo do país pela APESB (Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental), na categoria de mais de 100 mil habitantes.

Sem comentários: